Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

30ª Mostra Internacional de Cinema
19/10/2006

Retrospectivas - Joaquim Pedro de Andrade

da Folha Online

Divulgação
Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), cineasta que dedicou sua carreira a retratar personagens, é protagonista de uma retrospectiva que oferece ao público sua filmografia integral. Seus 14 filmes, todos restaurados, estarão na 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. "Macunaíma", "Garrincha - A Alegria do Povo" e "O Aleijadinho" estão entre suas produções.

Nascido no Rio de Janeiro em 1932, onde também viria a morrer, em 1988, Andrade é visto por muitos como o mais autêntico precursor do Cinema Novo, dado o seu curta "Couro de Gato". Refinada visão da realidade carioca de então, esse curta deixou muito claro, para bons entendedores e admiradores, que Joaquim Pedro pensa no real, sem abdicar da beleza e do imaginário.

Uma de suas principais características foi sempre seu elogio em relação à literatura brasileira. Textos de Gilberto Freyre ou versos de Manuel Bandeira definiram ritmo e sonoridade, por exemplo, de seus dois primeiros curtas, respectivamente "O Mestre de Apipucos" e "O Poeta do Castelo". O universo modernista de Mário de Andrade, quase tropicalista, está manifesto em "Macunaíma". Cecília Meireles e os poetas mineiros, liderados por Tomás Antonio Gonzaga, definem "Os Inconfidentes".

A crônica cotidiana de Dalton Trevisan mergulha na "Guerra Conjugal". E "O Homem do Pau-Brasil", seu último trabalho, parte da obra conjunta de Oswald de Andrade.

Foram dois anos de trabalho para restaurar seus filmes, dentro do projeto de restauração digital realizado pela Filmes do Serro, Cinemateca Brasileira e TeleImage, com patrocínio da Petrobras e apoio dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores.

Confira os filmes de Joaquim Pedro de Andrade na Mostra:

"A Linguagem da Persuasão", 1970

"Brasília - Contradições de uma Cidade Nova", 1967

"Cinema Novo", 1967

"Couro de Gato", 1960

"Garrincha - A Alegria do Povo", 1963

"Guerra Conjugal", 1975

"Macunaíma", 1969

"O Aleijadinho", 1978

"O Homem do Pau-Brasil", 1981

"O Mestre de Apipucos", 1959

"O Padre e a Moça", 1965

"O Poeta do Castelo", 1959

"Os Inconfidentes", 1972

"Vereda Tropical", 1977

     

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).