Livraria da Folha

 
25/07/2010 - 21h55

Braguinha ganhou relógio de ouro de Walt Disney por dublar "Dumbo" e "Bambi"

WILLIAM MAGALHÃES
colaboração para a Livraria da Folha

Reprodução
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre Braguinha, além de CD com 14 faixas
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre Braguinha, além de CD com 14 faixas

Leia curiosidades sobre Braguinha, o João de Barro.

Arquiteto
Braguinha chegou a cursar arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes. Foi por este motivo que, quando o pai não queria o nome da família envolvido com música popular, o compositor assumiu o pseudônimo de João de Barro. Uma homenagem ao passarinho que constrói sua própria casa.

Sucesso
"Balancê", gravada por Carmem Miranda em 1937, foi regravada por Gal Costa em 1978. No ano seguinte, a marchinha se tornaria a mais tocada no carnaval, com 2357 execuções, segundo dados do Ecad.

Carnaval e futebol
Com a marcha "Touradas em Madrid", Braguinha venceu um concurso carnavalesco em 1938. A música foi desclassificada, pois alegaram que seu ritmo pertencia a um ritmo estrangeiro. Anos mais tarde, em 1950, a canção foi cantada por cerca de 200 mil pessoas durante a partida contra a Espanha na Copa do Mundo de Futebol no Maracanã.

Desenho animado
Braguina participou da dublagem do primeiro desenho animado em longa-metragem; "Branca de Neve", de Walt Disney. Depois, em versões brasileiras de "Pinóquio", em 1940; "Dumbo", em 1941 e "Bambi", em 1942. Apesar da pouca técnica, o resultado agradou ao próprio Disney, o que rendeu ao compositor um relógio de ouro com uma dedicatória especial.

Infantil
Já na direção da gravadora Continental, Braguinha criou o selo Disquinho, que lançou várias adaptações suas para histórias tradicionais. A ideia surgiu depois do sucesso com "Branca de Neve". Em 1976, a série atingiu a marca dos cinco milhões de cópias editadas. Vinte anos mais tarde, em 1996, a Editora Moderna transformou as histórias criadas por ele em livros coloridos.

Yes, nós temos
Em 1984, com a inauguração do Sambódromo, a Mangueira homenageou o compositor com o samba-enredo "Yes, nós temos Braguinha". Com o tema, a escola de samba recebeu o título de Super Campeã daquele ano. Em 2007, a Mangueira voltou a homenagear o compositor por seu centenário.

Mérito
Aos 90 anos, em 1997, o compositor foi agraciado coma medalha da Ordem do Mérito Cultural. A condecoração foi entregue pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

 
Voltar ao topo da página