Livraria da Folha

 
11/09/2010 - 21h18

Rasgado e queimado no 11/9, Alcorão vira alvo de leituras distorcidas, como a Bíblia

da Livraria da Folha

Divulgação
Versão de bolso do Alcorão com tradução direta do árabe
Versão de bolso do Alcorão com tradução diretamente do árabe

Sob acusação de incitar o ódio contra judeus e cristãos, páginas do Alcorão foram rasgadas e queimadas diante de fotógrafos de agências de notícias, nos Estados Unidos, neste sábado (11), quando se lembrou o maior ataque terrorista sofrido pelo país, há nove anos.

O pano de fundo desses atos individuais e isolados, com apelo midiático, contra o livro sagrado do islã é o projeto de erguer uma mesquita no Marco Zero (NY), onde as torres gêmeas foram destruídas, diante das câmeras de TV, por dois aviões sequestrados por mártires suicidas da Al Qaeda, de Osama bin Laden.

Paula Dume/Folhapress
Livros islâmicos expostos no estande xiita, na rua M, do pavilhão da Bienal do Livro
Livraria da Folha visita estande de livros islâmicos na Bienal do Livro de São Paulo

A fatídica manhã "inaugurou" o século 21 ao detonar um alarmismo planetário sobre riscos de novos atentados. Governos endureceram o rigor com imigrantes e a fiscalização de passageiros (principalmente em aeroportos), limitando liberdades individuais e freando bruscamente a economia mundial.

Também se detonou uma onda de xenofobia contra árabes, uma guerra no Afeganistão, além de levar a um patamar recorde o preço do barril de petróleo e os custos dos combustíveis, beneficiando os lucros da indústria petrolífera, um das principais financiadoras da campanha do ex-presidente George W. Bush.

Mas qual é a culpa do Alcorão pelo terrorismo? Líderes de grupos com discurso fundamentalista, que se definem como cristãos, citam trechos do livro.

Divulgação
"15 Minutos - Árabe" traz situações cotidianas para ensinar a língua
"15 Minutos - Árabe" traz situações cotidianas para ensinar a língua

Um erro comum é dizer que Maomé (570 - 632 d.C.) escreveu o Alcorão. Para os muçulmanos, o texto foi revelado por Deus (Alá) ao profeta, no período conhecido como "ramadã" (mês sagrado da religião). Seus companheiros o ouviram e deram forma aos 114 capítulos --em versos, facilitando a memorização, para que se recite durante vários momentos da vida.

Além do Alcorão, a Bíblia também costuma ser alvo de interpretações descontextualizadas e distorcidas por grupos interessados em sustentar posições e conselhos, suscitando preconceitos, rixas e estereótipos.

Um deles, encontrado até em livros didáticos, é que o muçulmano acredita que, para chegar ao paraíso, deve participar de guerras e impor sua religião a outros povos. Mas o Alcorão afirma que o muçulmano não pode obrigar outras pessoas a aceitar sua religião.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Vale lembrar que a obra, uma das mais lidas do mundo, já passou por diversas traduções, dando margem a significados errados para palavras do árabe. Em português, há a tradução consagrada de Mansour Challita, feita diretamente do texto árabe original.

No mês passado, durante a Bienal do Livro de SP, a Livraria da Folha visitou o estande da Fambras (Federação das Associações Muçulmanas no Brasil) e do Centro Islâmico do Brasil e descobriu que o Alcorão, em suas diferentes vertentes, foi procurado também por padres e evangélicos.

Leia alguns trechos do Alcorão.

*

"Nós cremos em nosso Senhor, Que Talvez perdoe os nossos pecados, bem como a magia que nos obrigaste a fazer, porque Alá é preferível e mais persistente. E quem comparecer como pecador, ante seu Senhor, merecerá o inferno, onde não poderá morrer nem viver. E aqueles que comparecem ante Ele, sendo crentes e tendo praticado o bem, obterão as mais elevadas dignidades"

versículos 73-75, do 20º capítulo ("Tá, Há")

*

"Quem matar, intencionalmente, um crente, seu castigo será o inferno, onde permanecerá eternamente. Alá o abominará, amaldiçoá-lo-á e lhe preparará um severo castigo"

versículo 93, do 4º capítulo ("An Nissá, As Mulheres")

*

"E não obedeças aos incrédulos, nem aos hipócritas, e não faças caso de injúrias; confias em Alá, porque Alá te basta por Guardião"

versículo 48, do 33º capítulo ("AL Ahzab, Os Partidos")

*

"E recomendamos ao homem benevolência para com os seus pais. Com dores, sua mãe o carrega durante a sua gestação e, posteriormente, sofre as dores do parto. E da sua concepção até à sua ablactação há um espaço de trinta meses, quando alcança a puberdade e, depois, ao atingir quarenta anos, diz: Ó Senhor meu, inspira-me, para agradecer-Te as mercês com que me agraciaste, a mim e aos meus pais, para praticarmos o bem que Te compraz, e faze com que minha prole seja virtuosa. Em verdade, converto-me a Ti"

versículo 15, do 46º capítulo ("AL Ahcaf, As Dunas")

*

"Os pecadores divisarão o fogo, estarão cientes de que cairão nele, porém não acharão escapatória. Temos reiterado, neste Alcorão, toda a classe de exemplos para os humanos; porém, o homem é o demandante mais rebelde (que existe). E o que impediu os humanos de crerem, quando lhes chegou a orientação, de implorarem o perdão do seu Senhor? Desejam, acaso, que os surpreenda o exemplo dos primitivos ou lhes sobrevenha abertamente o castigo? Jamais enviamos mensageiros, a não ser como alvissareiros e admoestadores; porém, os incrédulos disputam com vãos argumentos a falsidade, para com ela refutarem a verdade; e tomam os Meus versículos e as Minhas advertências como objetos de brincadeira. E haverá alguém mais injusto do que aqueles que, ao serem exortados com os versículos do seu Senhor, logo os desdenham, esquecendo-se de tudo quanto tenham cometido? Em verdade, sigilamos as suas mentes para que não os compreendessem, e ensurdecemos os seus ouvidos; e ainda que os convides à orientação, jamais se encaminharão."

versículos 53-57, do 18º capítulo ("AL Cahf, A Caverna")

*

"E Alá vos criou do pó; então de esperma; depois vos dividiu em pares. E nenhuma fêmea concebe ou gera sem o Seu conhecimento. Não se prolonga, nem se abrevia a vida de ninguém, sem que isso esteja registrado no Livro, porque isso é fácil a Alá"

versículo 11, do 35º capítulo ("Fáter - O Criador")

*

"Haverá alguém mais injusto do que aqueles que forjam mentiras acerca de Alá? Eles serão apresentados ao seu Senhor e as testemunhas dirão: Eis os que forjaram mentiras acerca do seu Senhor. Qua a maldição de Alá cai sobre os injustos."

versículo 18, do 11º capítulo ("Hudr")

 
Voltar ao topo da página