Livraria da Folha

 
14/09/2010 - 17h28

Seu relacionamento com um homem casado tem futuro? Terapeuta conjugal responde

ARIADNE ARAÚJO
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Saiba se seu caso tem futuro e se ele vai realmente deixar a esposa
Saiba se seu caso tem futuro e se ele vai realmente deixar a mulher

Demorou, mas você encontrou. O homem dos seus sonhos é gentil, companheiro, compreensivo. O príncipe só tem um defeito, é casado. Agora, no desconfortável papel da outra, você tem que ter sangue frio e avaliar quais são as suas chances nessa história. Depois de ouvir as mesmas queixas se repetirem em 23 anos de trabalho como terapeuta conjugal, Rona Subotnik transformou em livro a pergunta que ela faz a todas as mulheres nessa situação: "Será que Ele Vai Mesmo Deixar a Mulher?" (BestSeller).

Para Subotnik, muito mais que "destruidoras de lares", essas mulheres são seres humanos que amam e estão no meio de um vendaval de conflitos. Embora vivam na sombra, esperando à distância, sem poderem mostrar ao mundo seus sentimentos, elas têm papel importante nesse triângulo amoroso do qual agora fazem parte. E, como os casos extraconjugais influenciam a vida de todos os envolvidos, Subotnik pede a você que dê um passo atrás e se torne observadora de sua própria vida.

Entenda o tipo de caso que você está vivendo. Segundo a classificação da autora, os casos mais tradicionais podem ser o em série, o romântico, o de longa duração, o confuso e o emocional. Por exemplo, se vocês ainda não foram para a cama, mas falam abertamente sobre suas vidas, trocam confidências e estão obcecados um pelo outro, trata-se de um clássico caso emocional. E, saiba, ele está prestes a se tornar um caso sexual. Segundo Subotnik, a mulher que vive esse caso emocional está tão centrada nele quanto a que vive um caso tradicional.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

De acordo com a terapeuta, esse cenário em que os dois estão a ponto de cruzar um limite é mais comum hoje em dia do que há 25 anos, porque existem mais mulheres no local de trabalho que antes. Essa nova realidade aumentou o número de casos amorosos entre pessoas que trabalham juntas - "local extremamente propício", diz. Para saber se você está em meio a um caso emocional, Subotnik preparou nove perguntinhas básicas que vão fazer você cair na real sobre seus sentimentos. Entre elas: "você se lembra de detalhes pessoais a respeito dele?"

Ele pode ser um charme e sexy, mas ele merece o risco? São 18 o número de pontos que você precisa avaliar para saber se vale a pena esperar e lutar por ele. Algumas perguntas diretas, elaboradas por Subotnik, põem o dedo na ferida: você pisa em ovos com ele porque não sabe o que a espera? Quando você quer discutir sobre futuro, ele evita a conversa? Você está segura que ele não passará para você uma doença sexualmente transmissível? Bom avaliar tudo isso agora enquanto o contato com ele é limitado.

A pergunta certa - como a do título do livro - pode te ajudar a encontrar a boa resposta. Mas, se você tem medo de tais perguntas, precisa saber o porquê. Pergunte a você, pergunte a ele também a respeito do futuro de ambos. Há muitas indicações se ele não está sendo sincero, mas você precisa estar aberta para ver e ouvir, mesmo que isso signifique descobrir que ao lado dele, seu dia "d" nunca chegará. Respeite seus limites e suas crenças, diz. Veja se está em um processo de mecanismo de defesa, ou seja, enganando a si mesma.

 
Voltar ao topo da página