Livraria da Folha

 
03/03/2009 - 10h33

Amós Oz abre janela para entender Israel e a trajetória dos judeus

da Folha Online

Mais conhecido escritor israelense da atualidade, defensor da causa da paz entre palestinos e israelenses, o israelense Amós Oz oferece no livro de memórias "De Amor e Trevas" (Companhia das Letras) uma crônica detalhada de sua vida pessoal em Israel. A partir de seu relato particular, o autor abre uma "janela" que permite conhecer e entender a história de Israel e os caminhos percorridos pelos judeus no século 20.

Daniel Dal Zennaro/Efe
O escritor israelense Amós Oz durante entrevista coletiva em Milão, Itália.
O escritor israelense Amós Oz em Milão, Itália.

O livro é escrito de maneira não-linear, numa linha do tempo que volta até as raízes dos ancestrais judeus de Amós Oz na Ucrânia do século 19. Nascido em Jerusalém em 1939, filho de família judia que escapa da cidade antes da Segunda Guerra, o autor descreve a vida no exílio e mostra como o antissemitismo e o sionismo levam seus parentes a fazer o caminho de volta para a Palestina.

O retorno acontece em uma Jerusalém ainda sob domínio britânico. Oz narra como seus pais --ao lado de outras famílias-- constroem um novo lar em condições de quase pobreza nos anos 40.

Esse período, da infância e da juventude do autor em Jerusalém, toma a maior parte do livro. A descrição da casa onde cresceu, da tensão entre seu pai disciplinador e sua mãe distante, da convivência com os "pioneiros" de Israel e com os sobreviventes do Holocausto se funde aos acontecimentos que fizeram a conturbada história de Israel.

Divulgação
De Amor e Trevas Amós Oz Livraria da Folha Companhia das Letras
Memórias abrem janela para a história de Israel e do povo judeu

O relato vívido de Oz transporta o leitor para alguns desses momentos históricos. Um deles é a transmissão de rádio, em 1947, da decisão da ONU que determina a criação do Estado judeu. Oz viveu a cena ainda criança, acompanhado por uma multidão em uma praça de Jerusalém, e oferece uma descrição comovente do momento.

O autor também relata o que sentiu ao ficar diante de David Ben Gurion, a violência e as privações da guerra de Independência de Israel, o sítio de Jerusalém pelos árabes e as dificuldades vividas após o suicídio da mãe, quando abandona sua casa, adota o nome "Oz" (que quer dizer "coragem") e vai morar em um kibutz.

"De Amor e Trevas" foi aclamado internacionalmente, venceu o "Prêmio Goethe" (2004), o "Prêmio France Culture" (2004) e colocou Oz como um dos nomes cotados para o Prêmio Nobel de Literatura. Em setembro de 2008, a atriz Natalie Portman afirmou que fará uma adaptação do livro para o cinema. O filme será falado em hebraico e terá a direção de Portman.

"De Amor e Trevas"
Autor: Amós Oz
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 624
Quanto: R$ 68,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página