Home > Em cima da hora > Outros Esportes

Confira como os brasileiros favoritos ao ouro foram derrotados

01/10/2000 - 07h34

da Folha Online

Confira como os brasileiros favoritos ao ouro foram derrotados em Sydney.

FUTEBOL MASCULINO
A seleção de Wanderley Luxemburgo, Alex e Ronaldinho, foi eliminada aos 8min do segundo tempo da prorrogação das quartas-de-final contra Camarões, após ter empatado apenas nos acréscimos do tempo normal. Os africanos jogaram boa parte da partida com dois jogadores a menos e repetiu a Nigéria de 96, que eliminou o Brasil e conquistou a medalha de ouro.

VÔLEI DE PRAIA FEMININO
Adriana Behar e Shelda, tetracampeãs mundiais e favoritas ao título, estiveram a ponto de liquidar o primeiro set da decisão do ouro, frente às australianas Natalie Cook e Kerri Pottharst, mas perderam três set points. Abaladas, perderam também o segundo set _parciais de 12/11 e 12/10.

TÊNIS
Primeiro brasileiro a assumir o topo do ranking mundial, Gustavo Kuerten tinha na Olimpíada uma de suas três prioridades no ano, junto com Roland Garros e a Copa Davis. Pegou adversários fáceis nas três primeiras fases, mas foi eliminado nas quartas-de-final pelo russo Ievguêni Kafelnikov, que viria a ganhar o ouro. Como consolo da derrota por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5), recuperou a liderança da ATP.

VÔLEI DE PRAIA MASCULINO
Dupla número um do mundo e já com o título mundial de 2000 assegurado, Zé Marco e Ricardo não conseguiram superar os norte-americanos Dain Blanton e Eric Fonoimoana, que nunca haviam vencido uma etapa no Circuito Mundial, na final olímpica. Como na final feminina, a dupla rival salvou quatro match points, empatou o jogo e, em um erro de ataque brasileiro, fechou o primeiro set. Os brasileiros voltaram abalados para o segundo set e não se recuperaram, 12/11 e 12/9.

ATLETISMO (200 M RASOS)
Campeão pan-americano e vice-campeão mundial, Claudinei Quirino era apontado como grande favorito ao ouro nos 200 m, depois que Michael Johnson e Maurice Greene, norte-americanos recordistas mundiais, não se classificaram para os Jogos. Na final, decepcionou e terminou apenas na sexta posição, 28 décimos de segundo acima de seu melhor tempo, com o qual ficaria com o ouro.

IATISMO (LASER)
Campeão olímpico e tetracampeão mundial, Robert Scheidt chegou à 11ª e última regata como líder e podia chegar oito posições atrás de seu maior rival, o inglês Ben Ainslie, desde que pontuasse entre os 20 primeiros. Na largada, o britânico marcou o barco do brasileiro, e os dois ficaram fazendo um autêntico "match-race" particular. Depois de se livrar do inglês, Scheidt ainda recuperou 17 posições, mas terminou em 22º, à frente do inglês. Para piorar, o brasileiro foi desclassificado por manobra perigosa, ao tentar se livrar do rival.

IATISMO (STAR)
Campeões olímpicos, Torben Grael e Marcelo Ferreira também entraram como líderes na última regata. O bronze, inclusive, já estava garantido, e eles podiam chegar na quinta posição para serem campeões. Mas queimaram a largada e foram desclassificados, ficando mesmo com a terceira colocação.

HIPISMO
Tricampeão da Copa do Mundo e campeão mundial, Rodrigo Pessoa ajudou a equipe brasileira a conquistar o segundo bronze do hipismo em Jogos. Na prova individual, zerou na primeira prova, resultado que precisava atingir para levar o ouro. Entrou na prova, derrubou o primeiro obstáculo e depois seu cavalo, Baloubet du Rouet, que vale mais de US$ 5 milhões, refugou uma das últimas barreiras e foi eliminado.

Leia mais:

Nunca o Brasil foi tão favorito e nunca foi tão vice


Saiba como foram as quedas dos favoritos brasileiros


Confira a cronologia dos fracassos e das frustrações brasileiras


Leia a cronologia das conquistas nacionais na Olimpíada


Confira algumas das melhores frases dos Jogos Olímpicos


Rússia se aproxima dos EUA, revivendo a antiga rivalidade bélica


Confira as maiores rivalidades da Olimpíada 2000


Confira os grandes heróis da Olimpíada de Sydney


Confira os maiores fracassos de Sydney-2000


Confira alguns fatos inéditos


Veja as melhores imagens da Olimpíada 2000



Leia também:

Saiba quem já subiu ao pódio em Sydney


Confira o quadro de medalhas


Leia mais notícias sobre Sydney-2000 na Folha Online


Comente essa notícia nos Grupos de Discussão da Folha



Grupos de
discussão
Enviar
por e-mail
16/10/2000
17h14 Veja a cronologia das medalhas conquistadas pelo Brasil

17h13 Confira como os brasileiros favoritos ao ouro foram derrotados

17h12 Confira os fracassos e frustrações do Brasil em Sydney

05/10/2000
19h10 Búlgaros irão processar empresa farmacêutica por provocar doping

18h56 Sucessor na presidência do COI ainda é uma incognita

18h31 Veja cronologia de Samaranch à frente do COI

18h18 Sydney-2000 põe fim à era Saramaranch

17h00 Samaranch pede mudança na legislação da UE para esportes

16h58 Presidente do COI diz que 11 entre 3.600 antidopings deram positivo

04/10/2000
18h20 Camarões arranca empate contra a França em amistoso

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.