O personagem

Antônio Gaudério
Janeth Arcain

A pergunta de hoje
O colunista responde
Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Terça-feira, 30 de maio de 2000
ACONTECEU NA SEMANA

Melchiades Filho
     

* Começaram na sexta-feira (26/5) os playoffs do Nacional masculino.

Veja como estavam até segunda-feira os emparceiramentos e, lembre-se, as quartas-de-final são disputadas em melhor-de-cinco. Destaque para o Casa Branca, que segurou as pontas em São José do Rio Pardo (SP) e conseguiu vencer o forte Flamengo na sexta-feira, por 89 a 87.

Franca 1 x 1 Botafogo
Flamengo 1 x 1 Casa Branca
Vasco 0 x 1 Londrina
Uberlândia 1 x 0 Mogi

* Na NBA, Los Angeles Lakers e Indiana largaram na frente na corrida para chegar à decisão do campeonato 99/00. Veja como estavam os confrontos até a tarde de segunda-feira (29/5):


LA Lakers 3 x 1 Portland
Indiana 2 x 1 New York

* Contra o Portland, o time californiano está comprovando a importância de Shaquille O’Neal, o melhor jogador da temporada. À primeira vista, as atuações do pivozão parecem modestas, uma vez que suas médias de pontos e rebotes caíram ligeiramente diante dos Blazers. Mas para tentar neutralizá-lo, o Portland tem usado três marcadores simultaneamente. Isso abriu espaços para os demais jogadores do Los Angeles. Não à toa, os coadjuvantes Ron Harper (cesta da vitória no jogo 3 e 18 pontos no jogo 4) e Robert Horry (12 pontos no jogo 1) se destacaram nessa série de playoff. E, para calar os (hoje poucos) críticos, O’Neal acertou todos os nove lances livres no jogo 4, a vitória que praticamente selou a desclassificação dos Blazers.

* Já o Indiana tirou a sorte grande com as contusões de Patrick Ewing e Marcus Camby, os dois grandalhões que deveriam desequilibrar a favor do New York.

* Jalen Rose faturou o prêmio de "most improved player", aquele que mais evoluiu para a temporada 99/00 da NBA. O armador registrou sete recordes pessoais, entre eles pontos, rebotes e desarmes. E foi o primeiro jogador do Indiana, nos últimos 11 anos, a tirar de Reggie Miller o título de cestinha do time.

* Um dos melhores jogadores do mundo, o pivô Tim Duncan, do San Antonio, teve seu joelho esquerdo operado. Ficará oito semanas afastado das quadras. Ainda não decidiu se vai se retirar da seleção norte-americana que vai à Olimpíada, em setembro.

* Isiah Thomas, armador que foi bicampeão pelo Detroit na virada dos 80 e 90, e Bob McAdoo, um ala-pivô superofensivo que rodou a NBA na década de 70, foram eleitos para o Hall of Fame.

* A NBA determinou a ordem de escolha dos times no "draft", o vestibular anual que a liga usa para contratar jovens talentos. O New Jersey tirou a sorte grande e terá a primeira seleção, em cerimônia no dia 18/6.

* O Atlanta contratou o técnico Lon Kruger, da Universidade de Illinois. É mais um universitário a tentar salvar um time decadente da NBA. Recentemente, Rick Pitino (Boston), John Calipari (New Jersey) e Tim Floyd (Chicago), que fizeram a mesma trajetória, quebraram a cara.





E-mail: melk@uol.com.br


Leia mais:



Leia as colunas anteriores
:

18/04/2000 - Joalheria
25/04/2000 - A temperatura das mãos
02/05/2000 - A Vasco x Vasco + Vasco = ?
09/05/2000 - A lista dos Romários
16/05/2000 - A histeria e a hipocrisia
23/05/2000 - A regra do predador