Reuters
14/01/2003 - 19h51

Argentina e México querem participar de "amigos da Venezuela"

da Reuters, em Brasília e na Cidade do México

A Argentina e o México querem participar do "Grupo de Países Amigos", cujo objetivo é ajudar a encontrar uma solução para a crise política que atinge a Venezuela, disseram hoje, em situações distintas, os presidentes da Argentina, Eduardo Duhalde, e do México, Vicente Fox.

"A Argentina está disposta a participar desse grupo", disse Duhalde após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

"Está em gestação, desde o fim de semana, ontem e hoje, a idéia de formar um grupo de países amigos da Venezuela para apoiar os esforços da Organização dos Estados Americanos (OEA)", disse Fox.

O presidente mexicano justificou a criação do grupo para "se ter uma saída para esse problema que cresce a casa dia e está afetando irreversivelmente a situação de um país tão estimado e tão querido".

O "Grupo de Países Amigos" da Venezuela é uma iniciativa de Lula para apoiar a até agora incipiente mediação do secretário geral da OEA, César Gaviria, entre o governo do presidente venezuelano Hugo Chávez e a oposição que paralisa o país há mais de 40 dias.

O Brasil tentará acelerar a formação do grupo amanhã, quando Lula chegar a Quito para participar da posse do presidente eleito do Equador, Lucio Gutiérrez.

Leia mais:
  •  Oposição venezuelana faz "panelaço" contra apoio de Lula a Chávez

  •  Veto ao Brasil é "arrogância", diz chanceler venezuelano

  •  Oposição quer Brasil fora de negociação na Venezuela

  •  Lula e Chávez discutem atuação dos EUA


  • Leia mais no especial Venezuela

    Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca