Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2003 - 19h20

Oposição venezuelana faz "panelaço" contra apoio de Lula a Chávez

da France Presse, em Caracas

A oposição venezuelana realizou hoje um "panelaço" em frente à sede da embaixada do Brasil em Caracas (Venezuela), para protestar contra o apoio dado pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente Hugo Chávez.

"Lula escuta, esta é nossa luta", gritaram dezenas de opositores do governo da Venezuela.

Os opositores ainda entregaram um documento à sede diplomática para expressar seu desagrado com a venda de gasolina brasileira à Venezuela.

Há 44 dias, a oposição realiza uma greve geral concentrada no setor petroleiro, que já provocou escassez de combustível no país, o quinto exportador mundial de petróleo.

Vários membros da mesa de negociação reunida em Caracas, entre eles o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), César Gaviria, vêem com "cautela" a iniciativa do presidente brasileiro de criar um Grupo de Amigos da Venezuela e consideram mais importante continuar apoiando o trabalho da mesa.

A iniciativa de formar um Grupo de Amigos da Venezuela será apresentada amanhã em Quito (Equador) pelo presidente do Brasil, durante uma reunião com vários dirigentes latino-americanos, reunidos no Equador para a cerimônia de posse do novo presidente equatoriano, Lucio Gutiérrez.

Leia mais no especial Venezuela
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade