Reuters
17/01/2003 - 09h20

Governo do Iraque estuda exílio para Saddam, diz revista alemã

da Reuters, em Berlim

O governo iraquiano procura garantias para que o presidente Saddam Hussein e outros líderes do país possam exilar-se e, dessa forma, colocar fim às tensões na região, afirmou a revista alemã "Der Spiegel".

"Um país africano seria uma alternativa", disse a versão on-line da publicação, citando comentários de um embaixador do Ocidente e de um do mundo árabe em Dubai, cidade dos Emirados Árabes Unidos.

O país candidato a receber Saddam não teve seu nome divulgado.

Segundo a "Der Spiegel", o governo iraquiano insiste que o presidente e os parentes dele não sejam processados caso se mudem do Iraque.

As condições impostas pelo Iraque incluem a retirada de soldados norte-americanos da região, o final das inspeções de armas e das sanções impostas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a adoção de medidas contra a suposta produção de armas de destruição em massa por Israel.

"Os diplomatas, que não quiseram ter sua identidade revelada, não disseram qual havia sido a fonte de suas informações", afirmou a revista.

A "Der Spiegel" contou ainda que os EUA consideravam as condições inaceitáveis. O Egito, por outro lado, tentava convencer o Iraque a fazer menos exigências.

Até agora a Líbia, a Mauritânia, a Rússia e Belarus rechaçaram especulações de que poderiam receber Saddam como um meio de evitar uma nova guerra no Oriente Médio.

Os EUA, que planejam ao menos dobrar para 120 mil o número de soldados seus estacionados na região do golfo Pérsico, declararam que o Iraque desobedeceu uma resolução da ONU ao entregar uma declaração falha a respeito de seu arsenal.

Segundo analistas, vários países árabes tentam garantir que Saddam coopere com as exigências da ONU ou que mesmo renuncie e se exile.

Leia mais no especial Iraque

Leia também:
  •  Agência dos EUA promove primeiro vôo nudista da história

  •  Pedófilo belga será julgado por crimes cometidos em 1996

  •  Igreja gastou US$ 17 milhões em processos nos EUA

  •  Comando invade colônia judaica; 1 israelense e 1 palestino morrem

  •  Eleições antecipadas podem ajudar Venezuela, dizem EUA

  •  Professor texano confessa culpa em boato sobre a peste

  •  Famílias pagam até US$ 10 mil para tirar crianças da Somália

  •  Polícia dos EUA detém 16 em protesto contra eventual guerra
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca