Reuters
23/01/2003 - 12h03

Extraditado para Kuait suposto assassino de norte-americano

da Reuters, em Al Kuait

Um kuaitiano suspeito de envolvimento no assassinato de um civil norte-americano no Kuait, na terça-feira (21), foi extraditado da Arábia Saudita hoje para ser interrogado, afirmou uma autoridade kuaitiana da área de segurança. "Ele foi entregue às autoridades kuaitianas para ser interrogado."

Autoridades do país disseram que o suspeito havia entrado na Arábia Saudita pouco depois do ataque de terça-feira a dois civis norte-americanos que trabalhavam na base de Doha, a maior dos EUA em território kuaitiano. As forças norte-americanas realizam exercícios no país árabe como parte de sua preparação para uma eventual invasão do Iraque.

A agência de notícias Saudi Press Agency disse que o suspeito foi detido na Arábia Saudita ontem. Segundo a agência, investigações iniciais indicavam que o homem teria sido o responsável pelos disparos que mataram Michael Rene Pouliot, 46, e feriram David Caraway.

Os dois estavam no carro atingido por disparos de um rifle automático nas proximidades da base Doha.

Os EUA interpretaram a agressão como um atentado terrorista. Essa foi a terceira vez, desde outubro, que norte-americanos são mortos ou feridos em ataques ocorridos no Kuait.

O governo kuaitiano é um importante aliado dos EUA e o país árabe deve servir como principal ponto de lançamento de uma eventual investida contra o Iraque. Mais de 15 mil militares norte-americanos estão no Kuait atualmente e outros chegam diariamente.

Jornais disseram que o suspeito capturado na Arábia Saudita havia sido detido por diversas vezes no passado sob a acusação de ter ligação com grupos extremistas. O homem teria tentado entrar no Afeganistão depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, mas não conseguiu sair do Paquistão.

Outros destaque:
  •  Tumulto durante oferta em supermercado chinês deixa dois mortos

  •  Simpatizantes e opositores de Chávez fazem megapasseta em Caracas

  •  Mulher pede divórcio e marido queima US$ 81 mil do casal

  •  Vice-premiê iraquiano nega que Saddam aceitaria exílio

  •  Sauditas prendem acusado de matar americano no Kuait

  •  Exército de Israel faz incursão de blindados na faixa de Gaza

  •  EUA descartam sanções imediatas contra Coréia do Norte

  •  Fórum Econômico Mundial de Davos começa sob neve


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca