São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Reais ou noticiados?

Sob pressão, o candidato a prefeito Marcelo Crivella declarou à Folha Online que a Força Nacional de Segurança seria "bem-vinda" nas eleições do Rio. Sob pressão, o governador Sergio Cabral também declarou à Folha Online e outros que a força seria "bem-vinda". Porém "solicitar não cabe ao governo estadual, mas ao Tribunal Regional Eleitoral".
Fim do dia e, na manchete da Folha Online, "TRE descarta pedir ajuda da Força Nacional de Segurança e teme politização".
Depois de quase uma semana de campanha nas Globos, o presidente do TRE do Rio, Roberto Wider, afirmou que "há problemas reais e problemas noticiados". Por enquanto, decidiu apenas por um levantamento dos primeiros, "os problemas efetivos".

O PERSONAGEM
youtube.com/JohnMcCaindotcom
O site Politico destacou que, sem êxito em outras frentes, o alvo de John McCain agora é o caráter -ou o personagem- Barack Obama. Em novo comercial, acusa o adversário de desrespeito aos "soldados feridos"

O ESQUECIDO
huffingtonpost.com
A AP até destacou que "a mídia esquece George W. Bush", mas o Huffington Post postou comercial "teaser" de "W", filme sobre o presidente, seus vícios, o Iraque. Dirigido por Oliver Stone, estréia a um mês da eleição

CHINA VS. EUA
Em Genebra, relatou o Valor Online, o dia começou com os EUA "acusando severamente a China" de bloquear a conclusão da Rodada Doha. E prosseguiu com a China, "numa atitude rara", distribuindo resposta. "Quase houve atropelamento entre jornalistas, na correria, tal o interesse pelo que diz o poder emergente." A resposta da China, que pediu e participa pela primeira vez da mesa de negociações, foi que metade do corte de tarifas já previsto para os emergentes seria contribuição sua.
Fim do dia na Europa e, em destaque na home page do "Financial Times", a disputa dos dois, mais Índia, "azedou o clima de otimismo sobre Doha".

"TRAICIÓN"
Por aqui, o dia foi de repercussão de uma reportagem interna do argentino "La Nación", que no sexto parágrafo citou que "fontes diplomáticas" do país questionaram como "traição" o apoio do Brasil ao pacote proposto pela Organização Mundial de Comércio para concluir Doha.
Agências e o Valor Online, depois, noticiaram que o Brasil busca com a OMC "uma solução para a Argentina". O acerto seria provavelmente "no próprio Mercosul".

EUA, BRASIL ETC.
Enquanto crescem por aqui as reações à volta da 4ª Frota Naval dos EUA, voltada à América Latina, a agência chinesa Xinhua destacou ontem uma operação conjunta na Argentina. Relata que as marinhas de Argentina, Brasil, Chile "e do Comando Sul dos EUA" realizaram um exercício "ambicioso" na base naval de porto Belgrano.
Seria para "melhorar a coordenação e as comunicações durante missões das Nações Unidas".

O PADRE E A PIXAR
gizmodo.com
No "teaser", os balões de festa que fizeram lembrar o padre Adelir de Carli
Via Blue Bus: o blog americano de tecnologia Gizmodo postou e comentou o comercial "teaser" de uma nova animação do estúdio Pixar, intitulada "Up". É sobre um viúvo solitário, Carl, sob ameaça de ser colocado num asilo. No vídeo, ele decola com balões de festa.
O Gizmodo relacionou imediatamente com as célebres imagens do padre brasileiro, que correram mundo, e postou, com ironia: "Nós esperamos apenas que Carl aprenda a usar seu GPS antes de decolar".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Delegado afastado do caso Dantas ganha blog
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.