Lugares históricos e inusitados viram cenários para o making of de noivos

Do making of ao after, cabe o mundo. Um mundo dominado por termos em inglês, que respira novidades, e do tamanho que seu sonho e bolso puderem abraçar. Da foto no meio da rua, no supermercado, ou na praia, ao registro —muitas vezes, informal— da cerimônia e da festa, a escolha da fotografia de seu casamento pode ir, literalmente, de 8 a 80, contados em milhares de reais.

A regra, dizem os profissionais, é simples: bom gosto. O objetivo: ser verdadeiro.

Daqui até quando Deus quiser, sempre que olhar para essas imagens, lembre-se: é essa a história que elas devem contar. A sua.

Até por isso, o leque é cada vez maior, não se restringindo apenas ao grande dia. Em uma dessas opções, saem de cena a igreja, o bolo e tudo mais que os antigos álbuns mostram. Meses antes da cerimônia, o pré-wedding (pré-casamento) é a escolha para quem quer fazer um tipo de aquecimento e registrar
um pedaço da trajetória que leva ao altar.

Uma tendência é fazer as fotos, por exemplo, em locais públicos que tenham a ver com a história do casal. Vale tudo, do lugar em que se conheceram aos lugares que frequentam no dia a dia.

No caso de Livia Ienne Mescollote, 26, e Paulo Vitor Barthelemi Mescollote, 27, o cenário escolhido foi o do centro de São Paulo. Os dois são de Jundiaí, no interior, mas ele já trabalhava na capital. Boa parte do relacionamento se desenrolou assim.

Sempre que vinham juntos à cidade, passeios pelo centro faziam parte do roteiro. Logo, o lugar não poderia ser outro, explica Valéria Gonçalvez, fotógrafa que costuma desenvolver um laço muito mais forte do que o comercial com os noivos.

Não é raro que o que começa com uma sessão de pré-wedding acabe com ela fotografando até mesmo o batizado dos filhos. Após o casamento, em janeiro de 2014, ela fez as fotos de Lívia grávida. "Acabo fazendo as fotos de toda a família", diverte-se Valéria que há sete anos trocou a redação de um grande jornal pelas fotos de casamento.

Nessa troca, tratou de levar consigo a experiência de mais de dez anos de jornalismo e aplicar essa linguagem aos casamentos. O que ela retrata vai além das fotos posadas e perfeitas, estendendo os registros para os fins de festas, quando noivos e convidados se despem das formalidades e se jogam na curtição de um dia que deve ser único. "No fim, eles te escolhem pelo seu olhar", afirma.

Para isso é preciso confiança. Aí nem sempre a imagem vale mais do que mil palavras. O processo é o mesmo do fotógrafo Rafael Karelisky, 31: conversar e conversar. Tudo para entender melhor quem são os noivos.

Avesso a rótulos, o que ele faz se aproxima da fotografia documental. "Não faço fotografia de casamento, faço fotografia do casamento", diz Karelisky.

Aqui, a imagem explica muito melhor as sutilezas da diferença. Uma rápida olhada para as fotos de seu portfólio basta para entender. Noivos e convidados em situações completamente não planejadas ou posadas. O trabalho de Karelisky se destaca dessa forma, mas sempre com bom gosto. Para quem pode, não é raro, que ele faça as fotos do casamento como a "segunda equipe". Ou seja, os noivos contratam um fotógrafo para as fotos mais tradicionais e ele faz as imagens "mais soltas". "Casamento é um dia em que as pessoas se libertam. O limite vem depois, na edição."

Limite é uma palavra relativa nesse universo. Em alguns casos, ele parece quase não existir. Imagine suas fotos de casamento em Ibiza, Miami, Itália ou em qualquer outro lugar. Esse é o mundo do fotógrafo brasileiro Everton Rosa. Suas fotos partem de R$ 8.000, mas quem o contrata desembolsa, em média, R$ 80 mil. "Já deixei de fazer foto de filho de presidente por não ter agenda", afirma Rosa -que, entre outros, fez as fotos da cerimônia de Ana Maria Braga. "Mudou minha vida."

Ele é o precursor no Brasil de um estilo de fotos até para quem não pensa em subir ao altar. Trata-se do "street wedding". "São para pessoas que não pensam em casar, mas querem as fotos", explica ele, um dos mais badalados fotógrafos. O segredo? "Deixo as noivas lindas. Não há pessoa feia. O que há são pessoas fotografadas do ângulo errado", diz.

*

ONDE SABER MAIS:

evertonrosa.com.br
rafaelkarelisky.com.br
valeriagoncalvez.com.br/home

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 31/03/2019
    1. O Melhor de sãopaulo Noivas & Casamentos 2019 traz entrevistas com especialistas, tendências e dicas de serviço

      Os apaixonados dizem que é o dia mais feliz de suas vidas. O casamento perfeito parece um conto de fadas: a cerimônia emociona noivos e padrinhos, os convidados são bem servidos, a música anima a festa. Mas não existe mágica. Um enlace que corresponda às expectativas deve ter cada detalhe minuciosamente preparado.

  2. 30/03/2019
    1. Olhos marcantes e pele natural são curingas na hora de subir ao altar

      Maquiador Marcos Costa dá dicas para noivas, independentemente da idade.

    2. Bandas inovam nas apresentações e incluem acrobatas, malabaristas e temas clássicos do cinema em casamentos

      Acrobatas pendurados em tecidos, malabaristas em perna-de-pau, palhaços que parecem ter saído da literatura fantástica. Se para você essas atrações só caberiam num circo, é porque ainda não foi a uma festa de casamento produzida pela Felchak Produções.

    3. Cerimonialista com 18 anos de experiência dá dicas para organizar um casamento sem gafes

      Comida quente, bebida gelada e música boa são a fórmula básica de uma boa festa de casamento. "E os noivos na pista", completa a assessora, cerimonialista e professora de etiqueta Beatriz Barbosa de Castro Prado, 62, que atua há 18 anos no mercado.

    4. Diamantes, pérolas, safiras e topázios: confira joias para o dia do 'sim'

      Além das alianças, tiaras e braceletes também brilham em casamentos.

    5. Na praia, no campo ou na cidade: veja lugares com belos cenários para casar e passar a lua de mel longe de casa

      DESTINATION WEDDING

    6. Feiras apresentam novidades do setor casamenteiro e ajudam na hora de escolher lojas e fornecedores; veja calendário

      Casar São Paulo O shopping JK Iguatemi sedia a feira que tem um leque amplo de atividades, com desfiles, workshops, palestras e cerca de 80 expositores do ramo de casamento. É uma oportunidade para fazer negócios com todos os tipos de fornecedor em um só lugar.

    7. Menu vegano, pratos brasileiros e comidinhas na pista de dança são tendências em casamentos

      Os casamentos não são mais os mesmos. E os noivos comemoram. As formalidades e regras do ritual vêm perdendo espaço para uma cerimônia descontraída, em que a diversão é a palavra de ordem.

    8. Miniweddings em restaurantes transformam casamentos em celebrações gastronômicas

      Os casamentos em formato compacto, conhecidos como miniweddings, vieram para ficar. Em São Paulo, cresce o número de restaurantes e hotéis que investem em espaços exclusivos para realizar cerimônias.

    9. Confira empresas que montam serviço de bar para festas de casamentos

      Profissionais preparam dos drinques mais modernos às clássicas caipirinhas em casamentos.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade