Humoristas definem o que significa ser paulistano

Ser paulistano pode significar utilizar "meu" antes de qualquer outra palavra ou terminar uma frase com "Tá ligado, mano?". Pode ser, ainda, sinônimo de uma espécie de super-herói, às vezes, estressado, atrasado e que precisa vencer os congestionamentos desviando de motoboys alucinados.

Os retratos dos moradores de São Paulo surgiram nas respostas de 15 humoristas, nascidos ou radicados na capital paulista. Entre eles estão Alexandre Porpetone, Danilo Gentili, Rafael Cortez e Tom Cavalcante.

Confira como todos responderam a esta pergunta: O que significa ser paulistano?

Editoria de Arte/Folhapress

*

"É ir pro serviço de ônibus e voltar nadando. É passar a metade do dia no trânsito, desviando de motoboys alucinados. É ter um vizinho gritando: 'Vai, Curinthia!'. É ter as quatro estações do ano no mesmo dia. É ir pro serviço enquanto tem gente voltando da balada. É viver a noite e o dia intensamente."

Alexandre Porpetone, 36, de São Paulo (SP)

*

"Não ter uma estátua de braços abertos como símbolo da cidade, mas ser uma cidade que recebe todos de braços abertos"

Danilo Gentili, 34, de Santo André (SP)

*

"É saber receber as pessoas de todas as partes do país muito bem. É ter a conveniência de uma cidade que não dorme, acostumar-se com isso e depois ficar indignado quando viaja e vê que os outros lugares não são assim! É tomar chope, falar alto, comer pizza, e acabar toda frase dizendo: 'Tá ligado, mano?'."

Diogo Portugal, 44, de Curitiba (PR)

*

"O paulistano é um super-herói em luta eterna contra o tempo, as filas, o trânsito, os alagamentos, o mau humor alheio e o próprio e a privação de sono. O super-herói geralmente mora em gaiolas com vista para outras gaiolas e gosta de viver em grupo. Em dias de folga, opta por se aglomerar em shoppings, parques, praias, feiras e baladas em busca de lazer..."

Grace Gianoukas, 50, de Rio Grande (RS)

*

"Tem de falar 'meu...' antes de qualquer outra palavra e pegar um trânsito de boa!!!rs"

Luiz França, 39, de Senhor do Bonfim (BA)

*

*

"É ter um país inteiro dentro de um país inteiro... Poder comprar de um alfinete a um navio... Ouvir música de um realejo ou de uma orquestra internacional... Comer um pastel de feira ou jantar num restaurante cinco estrelas... Do malabarista no farol a um musical da Broadway..."

Marcelo Mansfield, 41 (tá bom!!), de São Paulo (SP)

*

"Simpatia, cultura, agilidade. Essas são as principais características de um paulistano! Adotei essa cidade para viver, trouxe meus filhos... Hoje, moro com minha mulher Renata, nosso filho Luca (único paulistano) e meus dois filhos do primeiro casamento, Cauê e Mariah. Todos adoram morar aqui!"

Marcelo Marrom, 41, de Niterói (RJ)

*

"Quando estamos cansados de estresse, trânsito, fila e resolvemos passar o feriado no Guarujá, que é a mesma coisa, mas com chuva."

Mauricio Meirelles, 30, do Rio de Janeiro (RJ)

*

"Significa achar demais comer de madrugada, mesmo que a comida seja cara. E achar que duas horas de trânsito pra voltar do trabalho foi um tempo bom."

Murilo Couto, 25, de Belém (PA)

*

"Ser paulistano significa exercitar diariamente a paciência e o autocontrole no trânsito, tentando convencer a si mesmo de que o custo vale o benefício..."

Paulo Bonfá, 41, de São Paulo (SP)

*

"Ser paulistano é não ter medo de trabalho rsrs. Aqui tudo funciona! Gosto muito da plateia paulistana, uma das melhores que tem."

Paulinho Serra, 37, do Rio de Janeiro (RJ)

*

"Significa conviver com uma cidade pacífica e plenamente acessível no mês de janeiro para, ao longo de todos os meses seguintes, vê-la transformada num caos de trânsito, superlotação e loucura! É como se São Paulo fosse criança no começo do ano e depois já pulasse para a adolescência rebelde..."

Rafael Cortez, 37, de São Paulo (SP)

*

"Considero ter realizado uma espécie de casamento com São Paulo. No início, um namoro espetacular, conhecendo lugares, amigos e um agradável congestionamento noturno: 'E aí gatinha, tá indo pra onde?'. Depois, veio a rotina: contas, portas fechadas, a renite, e um trânsito com novos diálogos: 'Tá com pressa? Passa por cima filho da p...!'."

Robson Nunes, 31, de São Bernardo do Campo (SP)

*

"Brinco que se você for ao Rio e falar mal da cidade o carioca vai falar: 'Aê, mermão... Tá louco parceiro? O Rio é sinistro!'. Se você for a Bahia e falar que Salvador tem muitos problemas, o baiano vai defender: 'A Bahia é linda! Vamos comer um acarajé e você vai mudar de ideia'. Se você chegar em um paulista e disser: 'Que trânsito de merda tem nesta cidade'. Ele vai responder: 'É verdade, parceiro. Tá fod* morar aqui, não aguento mais'."

Rudy Landucci, 29, de São Paulo (SP)

*

"Paulistano é aquele cara que acorda cedinho, atrasado, escova os dentes, toma banho rápido, confere as notícias passando pelo Instagram, Twitter, Facebook, envia mensagens pondo seus posts nos três ao mesmo tempo. Sai com pressa, corre para o carro sem verificar a placa de rodízio, levando cinco multas até chegar ao seu destino."

Tom Cavalcante, 51, de Fortaleza (CE)

Publicidade
Publicidade