Ciclistas protestam contra roubos de bicicletas na USP

Mais de 1.000 pessoas já confirmaram presença no protesto por mais segurança contra roubos na USP e na região do Butantã (zona oeste), marcado para este sábado (1), na Cidade Universitária.

O campus é tradicionalmente usado como local de treinamento de corredores e ciclistas de velocidade, mas uma onda de roubos de bicicleta está preocupando os esportistas.

Adriano Vizoni/Folhapress
O promotor Roberto Bodini, com sua bicicleta reserva, a outra foi roubada por quadrilha que atura na Cidade Universitária, em SP
O promotor Roberto Bodini, com sua bicicleta reserva, a outra foi roubada por quadrilha que atura na Cidade Universitária, em SP

"Não há estatística oficial, mas me arrisco a dizer que chegam a cinco bikes por semana. Os assaltantes chegam em motos, armados, muito cedo, entre 5h e 6h30 da manhã. Normalmente os ciclistas são agredidos ou derrubados das bicicletas durante o roubo e, muitas vezes, voltam mais tarde para roubar mais bicicletas", diz o texto que descreve o evento e seus motivos no Facebook. Foram convidadas 7.595 pessoas para a "Pedalada e caminhada pela segurança pública! (USP)"

O protesto ocorre duas semanas após o assalto ao promotor de Justiça Roberto Bodini, que pedalava com um amigo no campus, quando os dois foram abordados por uma dupla de ladrões em uma moto. Ao menos 9 ocorrências desse tipo foram registradas na USP.

O caso do promotor repercutiu após ele conseguir reaver a bicicleta na favela do Remo por intermédio de um amigo que conhece líderes da comunidade, que fica ao lado da USP.

Após a notícia, o governador Geraldo Alckmin anunciou que aumentaria a segurança no local.

ABAIXO, ASSISTA AO VÍDEO QUE MOSTRA O ROUBO:

Vídeo

Publicidade
Publicidade