Ponto de ônibus mais antigo de SP sobreviverá à troca de estruturas

Construído nos anos 1950, o mais antigo abrigo de ônibus em funcionamento na cidade não será trocado na mudança dos pontos, diz a prefeitura.

De acordo com a SPObras, a estrutura de metal e concreto da praça Coronel Cipriano de Morais, na Lapa, será mantida "em razão de ser o único [abrigo] deste modelo ainda existente".

Comuns na região central até a década de 1970, os abrigos largos e de teto curvado foram aos poucos sendo substituídos por outros modelos.

O da praça na Lapa, no entanto, foi preservado por motivo desconhecido e agora é o último de sua espécie —e vai sobreviver também à atual troca dos 6.500 abrigos e 12.500 pontos sem cobertura.

Letícia Mori/Folhapress
Ponto de ônibus na praça Coronel Cipriano de Morais, na Lapa (zona oeste), o mais antigo da cidade
Ponto de ônibus na praça Coronel Cipriano de Morais, na Lapa (zona oeste), o mais antigo da cidade

Os modelos novos começaram a ser instalados no início de 2013 pela Ótima, concessionária que cuidará da manutenção e instalação dos pontos durante 25 anos. Em contrapartida, pode arrecadar com publicidade nos espaços.

Para o fotógrafo e pesquisador Douglas Nascimento, do site São Paulo Antiga, é importante que o antigo ponto, além de preservado, receba uma restauração. "Não é preciso estar no museu para ser histórico", diz.

"Ele inclusive serve para mostrar o quanto os novos pontos são mal planejados. Este antigo parece ter sido feito por quem realmente sabe como é incômodo ficar em um ponto em dia de sol ou chuva, enquanto os modernos parecem ter sido feitos por quem nunca pegou um ônibus na vida", critica.

A prefeitura afirma que uma restauração do local está prevista, mas não dá um prazo.

Publicidade
Publicidade