'Rio 2' estreia e reforça o time de filmes infantis nos cinemas de SP

A animação 'Rio 2', dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, estreou na última quinta (27) e é uma boa opção para as crianças. Veja abaixo mais sugestões de filmes infantis.

"AS AVENTURAS DE PEABODY E SHERMAN"
Divertido, o filme, dirigido por Rob Minkoff (que também comandou "O Rei Leão", de 1994), ensina um pouco de história por meio das aventuras do cãozinho Sr. Peabody (dublado pelo ator Alexandre Borges) e do seu filho adotivo, o garoto humano Sherman. À bordo de uma máquina do tempo, inventada pelo esperto Peabody, eles visitam a França da rainha Maria Antonieta e a Itália renascentista. Mas Sherman causa a maior confusão quando mostra a nave à amiga Penny, e a menina acaba virando uma prisioneira no Egito Antigo.
Veja salas e horários

*

CINECLUBINHO
Todos os domingos, às 11h, o CineSesc faz sessões gratuitas de filmes infantis. As crianças e os pais precisam chegar ao cinema com uma hora de antecedência para retirar o ingresso. Mas a espera está longe de ser chata: grupos de animadores, que variam a cada semana, fazem brincadeiras e oficinas. No domingo (30), o filme exibido é "Lucas - Um Intruso no Formigueiro".

CineSesc. R. Augusta, 2.075, Cerqueira César, centro, São Paulo, SP. Tel.: (11) 3087-0500. Dom.: 11h. Grátis.

*

"RIO 2"
Dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, a animação é sequência de "Rio", de 2011, e narra outra aventura da ararinha-azul Blu. Desta vez, o protagonista decide viajar com a mulher, Jade, e os três filhos até a Amazônia, onde seus donos humanos, Linda e Túlio (dublado por Rodrigo Santoro), lutam contra o desmatamento da floresta. Lá, Blu conhece o sogro e precisa impressioná-lo.
Veja salas e horários

*

"TINKER BELL - FADAS E PIRATAS"
O sexto filme protagonizado pela fadinha Tinker Bell (ou Sininho, como é mais conhecida no Brasil) deveria ter sido lançado diretamente em DVD, mas conseguiu espaço na programação de cinema. Na trama, que se passa antes da história de "Peter Pan", Tinker Bell e suas amigas precisam deter Zarina, uma fada que roubou pó mágico e se juntou aos piratas. A protagonista enfrenta o marujo James (dublado pelo ator Caio Castro), que, no futuro, se tornará o temido Capitão Gancho.
Veja salas e horários

*

"VIDAS AO VENTO"
A animação talvez seja o último trabalho do diretor japonês Hayao Miyazaki, que, aos 72 anos, anunciou sua aposentadoria. Conhecido pelo filme "A Viagem de Chihiro" (2001), Miyazaki conta a história de Jiro Horikoshi, um garoto míope que sonha em ser piloto de aviões. Apesar de ter cenas leves, o filme é indicado a crianças maiores porque tem momentos tristes: ambientado na Segunda Guerra Mundial, trata de decepção e morte.
Veja salas e horários

-

OS ELEITOS

FABIANA FUTEMA, jornalista do blog "Maternar", elege o livro "O Bicho Alfabeto"

As poesias da obra de Paulo Leminski tratam de forma divertida de temas da natureza, como mar, chuva, vento e cachorro. Ilustrado por Ziraldo, o livro tem poemas selecionados a partir de "Toda Poesia", também de Leminski.

Autor: Paulo Leminski. Ilustrações: Ziraldo. Editora: Companhia das Letrinhas (72 págs., R$ 39, recomendado para crianças de 4 a 9 anos)

*

GABRIELA ROMEU, jornalista especializada em crianças, sugere o espetáculo "O Rinoceronte, a Lua e o Tonel"

Adaptada a partir de contos do premiado autor alemão Peter Bichsel, a peça traz histórias curtas e irônicas, como a de um homem que não queria saber de mais nada e a de um tal tio Iodok. Com produção simples, o espetáculo reúne três atrizes que hipnotizam a plateia com carisma e agilidade cênicas.
Informe-se sobre o evento

*

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA, editora de livros infantojuvenis da Publifolhinha, indica a peça "Círculo das Baleias"

Nesse espetáculo da cia. Pia Fraus, os atores dançam com os bonecos no ritmo das ondas do mar. Eles exploram também o teatro físico, quase sem palavras, para contar a história de uma bebê jubarte que ficou órfã, mas ganha um amigo pinguim. Os dois cumprem um périplo em busca do paraíso das baleias e vivem aventuras perigosas.
Informe-se sobre o evento

Publicidade
Publicidade