Confira destaques do É Tudo Verdade, festival grátis em SP

A 19ª edição do festival internacional É Tudo Verdade, em cartaz na cidade até o próximo domingo (13), exibe 77 documentários —entre curtas, médias e longas-metragens— realizados em 26 países.

Gratuita, a mostra está espalhada por três endereços da capital paulista: CCBB, Cine Livraria Cultura e Reserva Cultural.

Confira, abaixo, seis destaques do evento selecionados pela sãopaulo.

Divulgação
Cena do curta-metragem "Haruo Ohara", dirigido por Rodrigo Grota; a obra tem 16 minutos
Cena do curta-metragem "Haruo Ohara", dirigido por Rodrigo Grota; a obra tem 16 minutos

*

20 CENTAVOS
Tiago Tambelli juntou as imagens das manifestações de junho de 2013 em um média-metragem. Na obra, ele mostra variados perfis de pessoas: das que foram às ruas contra o aumento das passagens de ônibus àquelas que clamavam por melhorias na saúde e na educação.

Ter. (8), às 20h, no Reserva Cultural. Qua. (9), às 18h, no Reserva Cultural.

HARUO OHARA
No curta de 16 minutos, o diretor Rodrigo Grota reconstrói a figura surpreendente de Haruo Ohara, um imigrante japonês que se radicou em Londrina no fim da década de 1920. Misturando elementos documentais e ficcionais, a obra narra a trajetória desse agricultor e fotógrafo autodidata.

Dom. (13), às 13h, no Cine Livraria Cultura.

O HOMEM QUE É ALTO É FELIZ?
Diretor de obras fantásticas como "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", o francês Michel Gondry leva à frente de sua câmera o cultuado linguista, filósofo e ativista americano Noam Chomsky. No longa, que utiliza animação feita à mão, os dois batem um papo sobre diversos temas.

Dom. (13), às 17h, no Cine Livraria Cultura.

LOS HERMANOS - ESSE É SÓ O COMEÇO DO FIM DA NOSSA VIDA
Em cartaz com "Entre Nós" (pág. 45), a atriz e apresentadora Maria Ribeiro dirige seu terceiro filme. Nele, ela acompanha a banda Los Hermanos durante uma turnê comemorativa ocorrida em 2012, cinco anos após o grupo ter dado um tempo.

Sex. (11), às 19h, no Cine Livraria Cultura. Dom. (13), às 15h, no Cine Livraria Cultura.

RETROSPECTIVA BRASILEIRA - HELENA SOLBERG
Veterana, a diretora Helena Solberg é homenageada pelo festival com a exibição de oito títulos. Entre eles estão "A Entrevista" (1966), curta montado por Rogério Sganzerla que revela as aspirações de 70 mulheres que, na década de 1960, tinham entre 19 e 27 anos.

No CCBB em vários dias e horários. Confira site oficial do evento

RETROSPECTIVA INTERNACIONAL - SHOHEI IMAMURA
O japonês Shohei Imamura (1926-2006) tem seis trabalhos na 19ª edição do É Tudo Verdade. Obras conhecidas, como "Em Busca dos Soldados Foragidos na Malásia" (1971) e "Um Homem Desaparece" (1967), estão na programação.

No CCBB em vários dias e horários. Confira site oficial do evento

-

CCBB - R. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651

Cine Livraria Cultura - Av. Paulista, 2.073, Cerqueira César, tel. 3285-3696

Reserva Cultural - Av. Paulista, 900, térreo, Bela Vista, tel. 3287-3529

Publicidade
Publicidade