Caixa com seis CDs reúne músicas que foram trilhas de filmes de Tarantino

Antes de estrear como cineasta, Quentin Tarantino trabalhou numa locadora de vídeos, onde indicava filmes raros e obscuros para clientes. Depois do sucesso de "Cães de Aluguel" e, principalmente, "Pulp Fiction", ele ficou famoso, mas continuou, por meio de seu trabalho, mostrando ao público os filmes e diretores que admirava.

Seu cinema sempre foi um tributo ao próprio cinema. Tarantino homenageou os filmes orientais de ação em "Cães de Aluguel" (inclusive com uma cópia descarada do enredo de "City on Fire", de Ringo Lam); o filme "noir" dos anos 1940 e 50 em "Pulp Fiction"; a "blaxploitation" em "Jackie Brown"; filmes de kung fu e samurai em "Kill Bill"; e "thrillers" de guerra como "Os Doze Condenados" em "Bastardos Inglórios". No caminho, ajudou a ressuscitar a carreira de atores que estavam em baixa, como John Travolta ("Pulp Fiction"), Robert Forster e Pam Grier ("Jackie Brown") e David Carradine ("Kill Bill"); e revelou ao grande público nomes até então pouco conhecidos, como Christoph Waltz ("Bastardos Inglórios").

Acaba de sair no Brasil uma caixa de seis CDs, "Tarantino Experience", com músicas das trilhas de filmes de Quentin Tarantino. A caixa mostra outra faceta marcante do sujeito: a de pesquisador musical. Suas trilhas sonoras sempre surpreendem, com músicas desconhecidas e outras famosas, mas que ele usa de forma inesquecível. "Misirlou", por exemplo, era uma música instrumental grega composta nos anos 20 e que fez sucesso nos Estados Unidos em 1962, na gravação do guitarrista Dick Dale. Tarantino ressuscitou a canção na trilha de "Pulp Fiction".

E quem pode esquecer a versão discoteca de "Don't Let Me Be Misunderstood" cantada pelo Santa Esmeralda, embalando a luta de espadas de Uma Thurman e Lucy Liu em "Kill Bill"? Ou John Travolta e Uma Thurman dançando "You Never Can Tell", de Chuck Berry, em "Pulp Fiction"? A caixa tem algumas omissões imperdoáveis —cadê "Little Green Bag", famosa na abertura de "Cães de Aluguel"?— mas, com 72 canções, é diversão garantida.

DISCO

TARANTINO EXPERIENCE ***
ARTISTA: vários
GRAVADORA: Music Brokers (R$ 99)

DISCO

ROAD TRIP ****
Na caixa de Tarantino, um dos destaques é "Rebel Rouser", um rock instrumental de 1958 gravado por Duane Eddy. E Duane continua na ativa, aos 75 anos,e lançando discos ótimos, como este "Road Trip", de 2011.
ARTISTA: Duane Eddy
GRAVADORA: Mad Monkey Records (importado)

FILME

PERFORMANCE ****

Um dos grandes filmes "cult" dos anos 70 —e adorado por Tarantino— sai em DVD no Brasil. James Fox faz um gângster que é perseguido pelos ex-parceiros e se refugia na casa de um popstar, vivido por Mick Jagger. Um filme sombrio e estranho, bem ao estilo de Roeg.
DIRETOR: Nicolas Roeg
DISTRIBUIDORA: Magnus Opus

-

LIVRO

CONTOS COMPLETOS ****
Monteiro Lobato
A Biblioteca Azul lançou um volume reunindo os quatro livros de contos de Monteiro Lobato: "Urupês" (1918), "Cidades Mortas" (1919), "Negrinha" (1920) e "O Macaco Que se Fez Homem" (1923). Quem só conhece a literatura infantil de Lobato vai se surpreender com os contos, muitos com um pé no gênero terror, como "O Bugio Moqueado" e "Bocatorta".

Divulgação
"Contos Completos" reúne quatro livros de contos de Monteiro Lobato, e muitas histórias têm um pé no gênero terror
"Contos Completos" reúne quatro livros de contos de Monteiro Lobato, e muitos têm um pé no terror

-

FILME

ONDE PASSAREMOS AS FÉRIAS ***
Comédia italiana em três episódios, dirigidos por Mauro Bolognini, Luciano Salce e Alberto Sordi, e com um elenco que inclui Ugo Tognazzi, Stefania Sandrelli e o próprio Sordi. O terceiro episódio, "As Férias Inteligentes", dirigido por Sordi, é engraçado demais: o filho de um casal de feirantes decide que os pais precisam de um pouco de "alta cultura", e manda os coitados para uma excursão por museus e exposições de vanguarda.

-

MÚSICA

CÓLERA - PUNHOS E VOZES - RASGANDO O AR
Cólera
DVD ao vivo do Cólera, uma das bandas punk mais importantes do Brasil. Gravado em um show em São Paulo, em abril de 2011, foi o ultimo registro ao vivo da banda e do líder, Redson, que morreria cinco meses depois.

Publicidade
Publicidade