Engenheiro recria partida do 1º título do Brasil na Copa; veja vídeo

"Orlando para Pelé, Pelé domina no peito, de calcanhar para Zagalo. Zagalo prepara-se, tem Pelé. Levantou. Pelé entrou de cabeça para o arco e GOOOOOOOOOOOL. Pelé, com uma cabeçada extraordinária, marca o quinto gol do Brasil [...]. Brasil, campeão mundial de futebol."

Não havia ainda no país transmissão de TV ao vivo, e a narração de Edson Leite e Pedro Luiz, da Rádio Bandeirantes, era o único modo de os paulistanos acompanharem a final Brasil x Suécia, em 1958, quando a seleção ganhou a taça pela primeira vez. Também não existia videoteipe, e por aqui só chegaram trechos do jogo, em 16 mm, exibidos nos telejornais nos dias seguintes à partida.

O engenheiro Carlos Augusto Marconi, 64, um aficionado por telecinagem (digitalização de filmes antigos), queria reparar essa lacuna histórica e ter o prazer de assistir à partida toda, com imagem e narração.

Ele já tinha um filme da TV inglesa, mas "a imagem estava terrível". Em 2006, conseguiu um vídeo sueco com narração em russo, que um catarinense oferecia na internet.

Poucos meses depois, em um sebo, o engenheiro topou com um LP da partida de 1958 narrada ao vivo pelos locutores da Rádio Bandeirantes.

Bateu na trave: a gravação, uma edição do áudio, tinha só 60 minutos.

Era preciso, então, ir atrás de outra narração. Em um site carioca que vende fitas antigas, ele conseguiu o áudio da Rádio Nacional do Rio. Mas, de novo, faltavam 15 minutos de jogo. "Parece que um dos discos se quebrou no Rio de Janeiro".

Sem outros áudios disponíveis, Carlos decidiu fazer um bem bolado. Preencheu, pacientemente, as lacunas da Bandeirantes com os trechos da Nacional do Rio. Para dar um ar mais real, ainda incluiu no fundo o som do estádio audível no filme inglês (aquele com a imagem ruim). E até replays dos principais lances ele incluiu.

O trabalho ficou pronto em 2008. Segundo Carlos, é o único que ele conhece com narração completa.

Clique

No YouTube, há um outro vídeo da partida toda, mas o aúdio, da rádio carioca, tem a lacuna de 15 minutos e não se ouvem os sons do estádio.

A pedido da sãopaulo, Carlos também carregou seu vídeo no YouTube. O trabalho, que consumiu meses de busca e edição, está agora a apenas um clique de distância, abaixo.

Veja vídeo

Publicidade
Publicidade