Mostra tem fotos sensuais de mulheres em suas casas e vídeo feito em VHS

Durante os anos de 2012 e de 2013, o fotógrafo Samuel Esteves, 33, fez imagens de 25 mulheres em momentos de intimidade em suas casas. O resultado está na seleção de 45 fotos que estarão na exposição "Brilho", a partir do dia 7 de junho, na Vila Madalena, zona oeste.

Feitas com uma câmera analógica e quase sem produção, a série tem o objetivo de retratar um universo feminino sensual sem maquiagem ou cenários especiais.

"A partir do momento que não quis mais premeditar nada, como locações e figurino, a coisa andou", conta Esteves. Os cenários das fotografias são as casas e apartamentos das personagens, em bairros de diferentes regiões da cidade, como Pinheiros, Cerqueira César, Moema, Brooklin, Ipiranga, Lapa e Pacaembu.

Além das fotos, o artista Emerson Pingarilho, 37, exibe o vídeo "Blizzar". Aparelhos de televisão instalados no local mostrarão imagens de corpos distorcidos em uma espécie de pintura digital.

O filme de 70 minutos foi todo gravado e editado em uma câmera VHS. "O VHS é uma opção barata, nostálgica e tem um ruído que é importante", diz Pingarilho. "O vídeo digital se impõe como real, enquanto o VHS afirma artificialidade." Fotos e o vídeo da mostra estarão à venda.

"Brilho". Japonique Sukai. R. Girassol, 175, Vila Madalena, zona oeste, São Paulo, SP. Tel. (11) 3034-0253. 7/6 a 21/6. Seg. a sex., 10h às 19h. Sáb., 10h às 18h. Grátis.

Publicidade
Publicidade