Chef da seleção faz 'comida com sustância' para Neymar, Hulk e cia.

Alimentar Neymar, Hulk e companhia durante a Copa do Mundo no Brasil é uma responsabilidade —e tanto— para o chef Jaime Maciel. Há 19 anos na CBF, o gaúcho de 57 anos parece ter a receita ideal para nossa seleção: "uma comida com sustância para levar a gurizada à final", descreve em entrevista à sãopaulo, à véspera da abertura do Mundial, no hotel em que o time estava hospedado na capital paulista (abaixo, assista ao vídeo da TV FOLHA).

Jaime leva à mesa dos craques um menu variado e equilibrado, elaborado por nutricionistas e aprovado pela equipe médica. "Sigo à risca, mas também tenho liberdade para criar. Com tanto tempo de casa, já dá para imaginar o que pode ou não", conta. Arroz, feijão, carne e salada são itens essenciais. "Jogador vem do exterior querendo comida brasileira." Frituras costumam ficar de fora da dieta.

Em dia de jogo, por exemplo, apenas o caldo do feijão é servido. "A gente tira os grãos para facilitar a digestão." E em dia de treino, jogador até pode fazer pedido especial - frango à parmigiana, churrasco, galeto e polenta são os pratos favoritos.

Embora tenha uma equipe de 11 pessoas na Granja Comary, casa da seleção em Teresópolis (Rio de Janeiro), Jaime viaja sozinho em competições e coordena os funcionários da cozinha dos locais onde o Brasil se hospeda.

"Estamos sempre atentos para não termos problemas com a comida, há um controle rígido quanto à procedência, ao armazenamento e à qualidade dos produtos", ressalta o chef, que leva na bagagem seu próprio faqueiro e sua panela de pressão.

O seu relacionamento com toda a delegação é harmonioso, garante Jaime. O conterrâneo de Felipão —e torcedor do Internacional— aproveita os intervalos de folga para bebericar o tradicional chimarrão com o técnico pentacampeão. "Aproveitamos esse momento para falar sobre outros assuntos, descontrair."

Antes de finalizar a entrevista e voltar à cozinha para preparar o lanche da noite dos jogadores, Jaime deu seu palpite sobre a final da Copa: "Brasil e Holanda: 1 a 0 para a gente já está bom". O "chute" foi dado antes de ver a grande vitória da Holanda por 5 a 1 contra a Espanha.

COMEÇO E TRAJETÓRIA

Foi na Copa América no Uruguai, em 1995, que Jaime Maciel conquistou o título de chef da seleção. À época, ele comandava a cozinha do hotel, em Santana do Livramento (RS), onde a equipe brasileira se hospedou. Agradou tanto que a comissão técnica fez o convite. "Fiquei muito feliz, pois sempre gostei de futebol."

Em quase duas décadas, o chef viajou com as equipes de base e até a seleção feminina para torneios internacionais. Com o time principal, já disputou Copa América e Copa das Confederações e agora está em sua segunda Copa do Mundo —a primeira foi na África do Sul, em 2010—, acompanhando a delegação. "Todas as competições são importantes, mas a Copa do Mundo aqui no Brasil é a que marca mais."

Quando não está com a CBF, Jaime vai para Gravataí (RS), onde mora com a família —mulher, três filhos, duas netas— e mantém um restaurante "com bufê caseiro, no estilo da seleção brasileira".

ASSISTA À ENTREVISTA COM O CHEF JAIME MACIEL:

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Publicidade
Publicidade