Com roupa de época, ciclistas pedalam pelo centro de São Paulo

Quando a bicicleta era só mais uma maneira de chegar ao trabalho, no começo do século 20, os ciclistas pedalavam com toda a elegância. As cidades mudaram, a bicicleta perdeu importância como meio de transporte e passou a ser vista como esporte. Aí a indumentária também mudou, do terno de tweed, sapato e gravata, para a bermuda de lycra e o tênis.

Para acabar com a ideia de que bike só combina com roupa esportiva, surgiu o movimento Cicle Chic, nos anos 1990. E na esteira desse movimento, vieram os passeios conhecidos como Tweed Ride, que começaram a ser organizados recentemente. O primeiro foi em Londres, em 2009. Depois veio São Francisco, Boston, Japão e a ideia ganhou o mundo. A estréia no Brasil foi em 2010, em Curitiba.

São Paulo teve sua primeira edição do Tweed Ride em 2011. A segunda vai ser neste domingo (29), com saída do Theatro Municipal, no centro de São Paulo, programada para as 15h. De lá, os ciclistas vestidos com roupas de época vão pedalar até a Kof cafeteria, na rua Artur De Azevedo, 1317, em Pinheiros (zona oeste).

"Uma dos objetivos do passeio é promover a bicicleta como meio de transporte", diz Daniel Haase, um dos organizadores do evento, que teve 60 participantes em 2011. Ele está se preparando há três meses, para crescer uma barba espessa, com cara de antigamente.

Dos quase 2.000 convidados pelo Facebook, 248 já confirmaram presença. A participação é livre para qualquer pessoa, mesmo que não esteja a caráter, diz Daniel.

Para acessar a página do evento na rede social, clique aqui.

Publicidade
Publicidade