Comerciantes tentam manter feira de orgânicos no Ibirapuera

Perto do fim do prazo para que mudem de lugar, produtores da feira de orgânicos do Modelódromo do Ibirapuera, na zona sul de SP, tentam manter o evento no local.

A decisão pela mudança para outro espaço é da Secretaria Municipal de Esportes. Segundo a pasta, o Modelódromo é um centro esportivo e não deve receber o evento.

O prazo final para a mudança de endereço é 16 de agosto.

Erick Diniz/Folhapress
Feira de produtos orgânicos no Modelódromo do Ibirapuera pode acabar no dia 16 de agosto
Feira de produtos orgânicos no Modelódromo do Ibirapuera pode acabar no dia 16 de agosto

A secretaria propôs o Parque das Bicicletas como espaço temporário para a feira, mas a alternativa não foi aceita pelos comerciantes.

O grupo de produtores quer manter o evento no Modelódromo, onde a feira é realizada aos sábados, das 7h às 13h, há mais de um ano.

"Uma feira precisa de tempo para se firmar", diz Ana Flávia Borges Badue, integrante do Instituo Kairós, uma das entidades apoiadora da feira.

"Nunca haverá um espaço específico para fazer feira, elas acontecem em espaços públicos mediante acordos. A feira faz parte da política pública de estímulo a produção agrícola, que o governo acabou de aprovar. Ela está dando certo, a população a acolhe, não tem porque mudar de lugar."

Segundo os organizadores, a feira tem 30 barracas com produtos cultivados de 600 famílias.

Agora o grupo pretende conseguir 10.000 assinaturas em uma petição digital para tentar um novo acordo.

Em nota, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação disse que "a realização da feira de Produtores Orgânicos interfere no funcionamento do equipamento que é destinado para a prática esportiva e o lazer, gratuitos para a população. Com o intuito de atender as normas e legislação dos Centros Esportivos e não prejudicar o trabalho dos feirantes, a secretaria sugeriu aos organizadores da feira a transferência de local para o Parque das Bicicletas, localizado na Al. Iraé, 35 em Moema. Essa proposta inicial não foi aceita pelos organizadores da feira e a negociação de um novo espaço prossegue junto à Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, que é responsável pelo abastecimento."

Publicidade
Publicidade