Artista cria sofá dos Simpsons e expõe em ruas de SP; veja fotos

O cenário de abertura do desenho "Os Simpsons" pode ser visto nas ruas de São Paulo. O sofá em que se senta a família do atrapalhado Homer foi esculpido em isopor e fibra de vidro pelo artista Carlos Primo, 33. A escultura já está em exposição a céu aberto em alguns pontos da capital paulista.

Ele promete permanecer por mais dois meses com o trabalho na cidade —começou junto com a Copa. Durante o dia, o sofá fica próximo ao cruzamento da avenida Cásper Líbero com a rua Santa Ifigênia (centro), perto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição; a partir das 19h, vai para a avenida Paulista, nas imediações do shopping Center 3. Aos domingos, reserva o dia para a avenida Paulista apenas. "Essa programação vou tentar manter a partir de segunda (21), pois tenho outros compromissos fora de São Paulo", ressalta ele, que deixa o público colaborar com a quantia que quiser em uma caixinha.

Por ora, quem cuida da obra em evidência na Santa Ifigênia é o amigo mexicano Miguel Antonio Salazer, 49, que também é artista plástico. "Fico aqui durante o dia, até umas 17h, 18h. Não consigo ir até a Paulista, pois estou sem carro", diz. À noite, a escultura é encaminhada para um estacionamento no centro de São Paulo mesmo: há rodinhas para facilitar o transporte.

A ideia surgiu no Carnaval de 2013. Carlos fez a mesma escultura, mas com areia, na praia do Boqueirão, em Santos. "Percebi que as pessoas gostavam muito de tirar fotos e pediam para sentar. Mas, por motivos óbvios, não dava. A partir daí pensei em fazer com um material mais resistente", conta o artista de 33 anos, natural de Limeira (interior de São Paulo).

Para produzir o isopor e fazer o acabamento com fibra de vidro o artista demorou aproximadamente um mês. "A de areia era bem mais fácil, conseguia fazer em um dia e meio", compara.

Além de esculturas, o limeirense também faz caricaturas.

Autodidata, ele se orgulha de seu trabalho e gosta de lembrar que até já ganhou o quadro "Se Vira nos 30", no programa do Faustão. "Fiz o rosto de Jesus em areia."

Depois de "Os Simpsons", Carlos já pensa em outros personagens para expor na rua: o Homem de Ferro e o Hulk. "Vou pensar em algo que dê para as pessoas interagirem, para tirar fotos legais", destaca.

Publicidade
Publicidade