Mostra de teatro latino-americana traz seis grupos estrangeiros a SP

A partir de sexta (1º), o público paulistano poderá conhecer melhor o teatro latino. Até 10 de agosto, a 9ª Mostra de Teatro de Grupo Latino-Americana traz 12 companhias —seis brasileiras e outras seis estrangeiras— que mostram suas criações em apresentações gratuitas.

As montagens visitarão, no total, seis espaços culturais. Algumas delas serão apresentadas apenas uma vez, mas outras, como "Madre Murga, Murga Madre", do Uruguai, concedem ao público a chance de apreciá-las em mais de um local.

Veja, abaixo, as sinopses de todas as peças que integram o festival e a programação completa:

CARNES TOLENDAS
Uma garota travesti fala sobre a sua vida e suas dificuldades. Durante a peça, a personagem mostra como é ter um corpo habitado pelo masculino e pelo feminino. Com a companhia Banquete Escénico, da Argentina.

*

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO
A companhia Espanca Teatro, de Minas Gerais, monta um Congresso Internacional no palco, com personagens vindos de vários países. Ao debater sobre a humanidade, a fim de tentar entender seus conceitos e suas falhas, similaridades e diferenças se destacam.

*

DIRRITIRÉ CON UN CERILLO LA NIEVE DE UN VOLCÁN
A mexicana Largatijas Tiradas al Sol trabalha com o chamado documentário de teatro. Nesta peça, o elenco investiga o passado do México para tentar entender a época moderna na qual vivem.

*

DOIS AMORES E UM BICHO
Uma família se reúne na sala de estar de sua casa para discutir um trauma do passado: há 15 anos, o pai matou um cachorro a pancadas. Ao mesmo tempo, animais começam a ser assassinados no zoológico da cidade. Com a Cia. Experimentus Teatrais, de Santa Catarina.

*

GALVARINO
O grupo Teatro Kimen, do Chile, mostra a história de uma família que espera o retorno de Galvarino, que foi exilado na Rússia há mais de 30 anos. Quando sua volta demora, um clima tenso se instala entre os parentes.

*

LA FLOR DE LA CHUKIRAWA
Uma repórter de televisão entrevista uma camponesa que perdeu o filho, morto na guerra do Iraque. Ao longo da conversa, as duas compartilham lembranças íntimas. Com a companhia Contraelviento Teatro, do Equador.

*

MADRE MURGA, MURGA MADRE
O grupo Murga Madre, do Uruguai, mostra a história da música popular em seu país por meio da história de um homem que comemora o Carnaval.

*

METRÓPOLE
Nesta peça da Inquieta Cia. de Teatro, do Ceará, dois irmãos que são atores ensaiam uma montagem. Durante a atuação, eles falam de traumas, de morte e de fantasias.

*

MUITO BARULHO POR QUASE NADA
A companhia Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, mostra o caos e a esperança. A peça começa no escuro, e o grupo representa a confusão nas grandes cidades, causadas por fatores como a internet. Na luz, estão idealistas em busca da felicidade.

*

NOCHES LEGOS DE LOS ANDES...O DIÁLOGOS CON MI DENTISTA
A francesa GRRR é a única companhia convidada do festival que não é latino-americana. No entanto, a peça fala sobre latinos que foram exilados na França. O elenco mostra o sofrimento e o espanto de quem acaba de chegar a Paris. Os personagens exilados se lembram, então, da infância na América.

*

RECUSA
A Cia. Balangan, de São Paulo, apresenta histórias narradas por duplas de personagens, como dois índios, um padre que foi engolido por uma onça (o animal agora vive em um local inusitado) e por Macunaíma e seu irmão, entre outros.

*

SACRA FOLIA
Com humor, a brasileira Cia. Stravaganza di Teatro, do Rio Grande do Sul, mostra uma versão diferente da fuga da Sagrada Família para o Egito. Ao tentar escapar de Herodes, José, Maria e Jesus acabam chegando ao Brasil.

Veja a programação completa

Publicidade
Publicidade