Cinema latino é tema de festival grátis em São Paulo; veja destaques

Várias salas da capital paulista recebem, até a próxima quarta-feira (30/7), a nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano.

Grátis, o evento reúne 114 produções realizadas por 16 países da região. Entre os destaques estão filmes exibidos em festivais internacionais, como "Refugiado", que esteve em Cannes, e "As Irmãs Quispe", apresentado em Veneza.

Pablo Trapero, Martina Gusmán, Silvio Tendler e Leandra Leal serão homenageados na mostra.

Abaixo, veja destaques selecionados pela sãopaulo. Aqui, confira a programação completa do festival.

*

A LUTA DE ANA (2012)
Neste longa dirigido por Bladimir Abud, uma vendedora de flores busca fazer justiça com as próprias mãos para vingar o assassinato do filho. República Dominicana e México assinam a produção.

Ter. (29/7), às 15h, no Cine Olido.

AS IRMÃS QUISPE (2013)
A câmera do diretor Sebastián Sepúlveda filma a dura e solitária trajetória de Justa, Lucia e Luciana, três irmãs pastoras que vivem no altiplano chileno. Baseado em uma história real ocorrida em 1974.

Dom. (27/7), às 21h, na Cinemateca Brasileira.

O MILITANTE (2013)
Realizado por Argentina e Uruguai, o drama de Manolo Nieto segue um jovem solitário (Felipe Dieste) que precisa assumir as dívidas deixadas pelo pai, morto repentinamente.

Ter. (29/7), às 20h, no Centro Cultural São Paulo. Qua. (30/7), às 17h, no CineSesc.

LEONERA (2008)
O casal argentino Pablo Trapero e Martina Gusmán é homenageado na mostra com a exibição de filmes como "Leonera", "Abutres" e "Elefante Branco, ambos com direção dele e estrelados por ela.

Ter. (29/7), às 19h, no Memorial da América Latina.

REFUGIADO (2014)
No road movie feito por Argentina, Colômbia, França e Alemanha, Matías (Sebastián Molinaro) e sua mãe (Julieta Díaz) fogem após a atitude violenta de um parente.

Seg. (28/7), às 19h, no CineSesc. Qua. (30/7), às 18h, no Centro Cultural São Paulo.

REZETA (2012)
A comédia romântica mexicana mostra Rezeta (Rezeta Veliu), modelo sérvia que leva uma vida livre na Cidade do México. Sua rotina começa a mudar quando ela se apaixona por um jovem artista.

Terça, 29/7, às 17h, no CineSesc.

Publicidade
Publicidade