Mostra de Hugo França expõe móveis feitos com madeira descartada

Reaproveitar —esse é o conceito que norteia as obras do porto-alegrense Hugo França. O designer, conhecido por criar esculturas mobiliárias a partir de madeira descartada pela natureza ou pela ação do homem, inaugura no sábado (16) a mostra "Resgate na Natureza", no Museu da Casa Brasileira.

A exposição traz 15 peças criadas pelo artista exclusivamente para o espaço, já que ficarão expostas no jardim do museu. Entre elas, esculturas, mesas e bancos confeccionados com madeira de pequi, árvore nativa do cerrado brasileiro.

"Tento manter a textura, a forma e os registros da árvore, para preservar os traços naturais. Hoje, 90% dessa madeira é coletada em áreas de plantações", explica o designer.

"Costumo dizer que minhas peças têm valor arqueológico, já que o pequi vive em torno de 1.200 anos", avalia França, que acredita que parte do material utilizado em suas criações vem de árvores que nasceram antes do descobrimento do Brasil.

Também no sábado, às 11h, será lançado o catálogo homônimo à mostra, com um ensaio fotográfico feito por Andrés Otero em Trancoso (BA). As fotos exibem a primeira fase do trabalho de Hugo França: o resgate da madeira inutilizada na natureza, que depois se transforma em mobiliário.

Para dar o tom do passeio, os visitantes irão avistar uma raiz de pequi na entrada do museu. As peças ficam expostas até o dia 19 de outubro.

Informe-se sobre a exposição

Publicidade
Publicidade