Peça de teatro espalha atores e espectadores pelas ruas de SP

Uma peça fora do teatro, sem bilheteria, cadeiras para o público nem diálogo entre atores.

Em cartaz até o dia 9 de outubro, o espetáculo "Corpo-cidade" tem ocupado as ruas do Bom Retiro, na região central, com um roteiro intrigante.

O público que deseja ver a obra deve fazer inscrição pela internet e ir a um lugar indicado pela produção do espetáculo. Por meio de algumas dicas que lhe são dadas, o espectador encontra e acompanha discretamente os atores, que somem pelas ruas e estabelecimentos do bairro.

Segundo o diretor André Capuano, a ideia da peça é explorar a relação entre o ator e a cidade. "Não dá para dizer que tem uma história, mas é sobre o cotidiano de 14 pessoas no bairro. Eles andam na rua, param, compram coisas, pegam metrô", diz Capuano.

O espetáculo tem três horas de duração, mas o final depende da vontade do espectador. "A pessoa pode ver a primeira cena e ir embora. Ou acompanhar o ator até a casa dele, que é quando teoricamente acaba o trabalho. Já teve gente que foi até a uma festa atrás do ator", conta o diretor.

A cada sessão, vinte pessoas acompanham a encenação de 14 atores. Entre as orientações que o público recebe estão alertas como "permanecer em silêncio, manter-se afastado a pelo menos dez passos de quem considerar ator/atriz ou espectador(a), e não registrar imagens e sons com equipamentos audiovisuais."

As únicas falas dos atores são com pessoas que não são atores, como policiais, comerciantes ou pedestres que fazem intervenções no espetáculo. Segundo Capuano, já foi necessário alterar o roteiro da peça porque comerciantes se incomodaram.

"Havia uma cena em que o ator entrava numa fotótica e olhava algumas fotos. O dono se incomodou e nós mudamos este trecho. Mas ele continua achando um absurdo o que a gente faz", diz.

O espetáculo é promovido pela Oficina Cultural Oswald de Andrade, que faz parte da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

"Corpo-cidade"
Local: diversos endereços, informados no ato da inscrição no site da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Termina na estação Sé do metrô
Até 09/10. Ter. e qui., às 14h45. Dias 24/9 e 8/10, às 17h45. Grátis
Reservas de convites no site www.oficinasculturais.org.br

Publicidade
Publicidade