Casa de Francisca leva terceiro 'Grande Concerto' ao Theatro Municipal

Um barco se aproxima, carrega uma casa e com ela navega até o centro de São Paulo.

A cena é da animação que chama para o "Grande Concerto", evento que levará ao Theatro Municipal uma seleção de 62 artistas habitués da Casa de Francisca.

Com oito anos de história, a casa prepara um grande passo. Em 3 de novembro, reunirá ícones de vários estilos e gerações, como Emicida e Arrigo Barnabé, no mais tradicional reduto erudito paulistano. Os cerca de 1.500 ingressos já estão à venda.

Hoje uma celebração, o evento nasceu da adversidade. Em 2012, uma reforma no imóvel do início do século 20 que abriga a casa no Jardim Paulista quase ceifou o sonho de Rodrigo Luz e Rubens Amatto, ambos com
35 anos, amigos desde a faculdade.

"Cada dia era um problema", afirma Amatto. O prazo da obra dobrou, o orçamento estourou e a aflição subiu o tom. "Todos perguntavam 'E aí, não vai mais voltar?'", lembra Luz.

Um amigo sugeriu um show para levantar grana. Deu certo. Em março de 2012, 50 artistas se exibiram no Teat(r)o Oficina, no Bexiga, no Grande Conserto –com s, como restauro.

Fãs do rapper Criolo descobriram a MPB experimental de Barnabé, o samba de raiz de Paulo Vanzolini (1924-2013) e o afro-rock do Metá Metá.

A festa fortaleceu o moral da casa e virou agenda. Em 2013, também no Oficina, sua segunda edição reuniu 80 nomes em dois dias de shows.

Agora sem trocadilhos, o terceiro Grande Concerto se beneficia de uma inesperada boa vontade da burocracia. "Mandamos um e-mail ao Juca Ferreira, que nos chamou para conversar", diz Amatto.

O secretário de Cultura solicitou a José Luiz Herencia, diretor-administrativo da Fundação Theatro Municipal, a reserva da data. Também está prevista uma quarta edição, em 2015, no Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer.

No Municipal, o evento será dividido em três atos, cada um sob a tutela de um diretor musical –Kiko Dinucci, Benjamim Taubkin e Arrigo Barnabé.

Veja vídeo

VELHA CARRANCUDA

Restam apenas mitos sobre Francisca, primeira moradora da casinha.

"Paquita", como os vizinhos a chamavam, era "uma espanhola carrancuda que dava patadas em estranhos e depois oferecia bolo", diverte-se Luz.

Também veio da Espanha, onde os amigos se reencontraram há dez anos, a inspiração para a casa. "Ver as pessoas andando nas ruas de Barcelona à noite, livres e destemidas, nos fez almejar aquilo", diz Amatto.

De volta ao Brasil, os sócios –ambos ciclistas– pedalaram em busca de um imóvel até quase desistirem. "Assim que entrei na casa destruída, soube que tínhamos achado", diz Luz.

Enquanto a maioria dos clubes adota divulgação frenética, já virou marca registrada a dificuldade em receber da Francisca a agenda de shows para publicação.

A pequenez, afinal, tem suas vantagens. São 44 lugares em uma espécie de arquibancada que aflui em mesas à beira do palco. Se outros curadores abrem concessões em nome de audiência, ali é regra a lotação antecipada com venda na internet, não importa qual a atração.

Funciona: a casa foi eleita como melhor música ao vivo pelo júri de "O Melhor de sãopaulo" Restaurantes & Bares em 2012, 2013 e 2014.

A espontaneidade gera frutos. Barnabé, por exemplo, concebeu o show "Caixa de Ódio" para a Casa de Francisca, que depois o lançou em DVD. "Existe ali um compromisso com a música de invenção", reitera Dinucci, 37, que viu suas bandas Metá Metá e Passo Torto florescerem sob a saia de Francisca.

Das memórias, poucas superam as das visitas de Vanzolini, que fez dali um lar no fim de sua trajetória. O sambista se estendia madrugada adentro em canções e cerveja até ser arrastado pela mulher –às vezes literalmente. "Era difícil fazê-lo querer ir para a casa dele", diz Luz.

Dá para entender.

*

TERCEIRO "GRANDE CONCERTO" CASA DE FRANCISCA - ELENCO

Adriana Holtz
Alaíde Costa
Alessandra Leão
Ana Karina Sebastião
Ari Colares
Arrigo Barnabé
Benjamim Taubkin
Beto Villares
Cacá Machado
Chico Saraiva
Cida Moreira
Emicida
Fabio Tagliaferri
Felipe Cordeiro
Jean Trad
Joana Queiroz
João Taubkin
Jonas Tatit
Jonathan Silva
Juçara Marçal
Kiko Dinucci
Livia Nestrovski
Luiz Amato
Luiz Tatit
Lulinha Alencar
Manoel Cordeiro
Manu Maltez
Marcelo Cabral
Marcelo Pretto
Maria Beraldo Bastos
Mariá Portugal
Marco da Costa
Mauricio Pereira
Mario Manga
Mazé Cintra
Ná Ozzetti
Nelson Ayres
Neusa de Souza
Paulo Bellinati
Paulo Braga
Paulo Lepetit
Rafa Barreto
Ricardo Mosca
Renato Braz
Rodolfo Stroeter
Rodrigo Caçapa
Rodrigo Campos
Romulo Fróes
Sapopemba
Sergio Espíndola
Serginho Machado
Siba
Sidiel Vieira
Suzana Salles
Swami Jr.
Teco Cardoso
Thiago França
Thomas Rohrer
Vange Milliet
Verlucia Nogueira
Yaniel Matos
Zé Miguel Wisnik

Publicidade
Publicidade