Eleições: 4 novos usos para cavaletes de políticos em SP

Os cavaletes de propaganda política estão com os dias contados. A partir de 2016, a disposição dessas placas em via pública está proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Durante a campanha, a sãopaulo flagrou quatro maneiras de usar os cavaletes na cidade: escudo em manifestações, brincadeira de esquibunda no parque Ibirapuera, abrigo para moradores de rua na Paulista e tela para intervenções artísticas.

"O protesto funcionou", afirma o diretor de arte Victor Britto, 26, que criou, ao lado do ilustrador Marco Furtado, 30, o evento Cavalete Parade. Durante as eleições de 2012, eles recolheram cavaletes em lugares irregulares para pintá-los. "A coisa foi crescendo. Então, resolvemos criar um evento no Facebook e montar uma exposição", diz Britto.

O resultado foi uma fila de mais de mil cavaletes no canteiro central da avenida Paulista. "Começava na Bela
Cintra e terminava na Pamplona", lembra. A ideia também foi replicada espontaneamente em mais 21 cidades.

Em 2014, a Cavalete Parade foi menor, com cerca de cem placas também na avenida Paulista, no canteiro em frente à Fiesp, no último dia 27.

"Estou feliz de ter feito a segunda e última edição do evento. Mostramos que o povo está fiscalizando a ação dos políticos", diz o publicitário. Ele acredita que a intervenção também revelou a carência de lugares para novos artistas exporem suas obras.

Neste ano, os assuntos foram variados: homenagens aos artistas Frida Kahlo e Jair Rodrigues, um protesto pelo direito dos deficientes visuais, grafites... Entre eles, destaca-se o trabalho de Lucio Tamino, neto do artista Mário Gruber (1927-2011): uma pintura de um santinho sem as mãos e a inscrição "Fetiche - objeto de reverência ou devoção extrema ou irracional".

-

1. Tela
O evento Cavalete Parade, no último dia 27, reuniu cerca de cem intervenções artísticas sobre placas publicitárias no canteiro central da avenida Paulista, em frente ao prédio da Fiesp.

*

2. Esquibunda
Antes do show de Gilberto Gil no parque Ibirapuera, no dia 14 de setembro, algumas crianças encontraram um ótimo jeito para passar o tempo, deslizando pelo gramado com as nádegas apoiadas na propaganda de algum candidato.

*

3. Escudo
No último dia 16, uma desastrosa reintegração de posse em prédio da avenida São João transformou o centro de São Paulo em um campo de batalha por algumas horas. Moradores e manifestantes recorreram aos cavaletes para se defender da ação da PM

*

4. Abrigo
Nas eleições de 2012, uma cadela e seus filhotes foram encontrados debaixo de uma casinha improvisada com cavaletes. Neste ano, moradores de rua adotaram a mesma técnica de construção para criar um abrigo em um canteiro da avenida Paulista.

Publicidade
Publicidade