Festival em São Roque reúne vinícolas e pratos feitos com alcachofra

Lembro-me do ônibus até hoje. Na traseira reluzente e sedutora, a placa publicitária captou minha atenção com uma palavra responsável por momentos de nirvana gastronômica em minha vida: alcachofra.

Para um viciado, como eu, na planta de origem mediterrânea, anunciava-se um paraíso na Terra, festival realizado em São Roque com um dos produtos mais associados à imagem da cidade. No dia seguinte, estava no recanto da Cascata, sede do evento, salivando à espera da abertura do portão e sonhando com pétalas e corações carnudos, regados com os mais diferentes molhos.

Vania Renzo/Divulgação
Alcachofras são a estrela da 22ª Expo São Roque
Alcachofras são a estrela da 22ª Expo São Roque

Nos últimos anos, passei a frequentar religiosamente a festa, chamada de Expo São Roque - Alcachofras e Vinhos 2014, agora em sua 22ª edição. A atração fatal pela flor suculenta transformou-se até mesmo num dos fatores que me levaram a comprar um sítio na região. Sinto-me, assim, bem próximo do cordão agrícola responsável pela maior fatia da colheita de alcachofra brasileira, em municípios como Piedade, São Roque e Mairinque.

A alcachofra permeia cardápios locais o ano inteiro, mas o auge da safra, em outubro, alimenta festivais em restaurantes e hotéis, além do evento anual são-roquense, realizado às sextas, sábados e domingos, entre 10 de outubro e 2 de novembro. Apenas cerca de 60 km separam São Paulo de São Roque, com acesso pela Raposo Tavares ou Castelo Branco, sugerindo a visita como agradável programa de dia inteiro.

A Expo São Roque oferece, no espaço gourmet, fartura de acepipes de "al-khurshuf", nome da planta em árabe e origem do termo em diversas línguas europeias. As versões para entradas aparecem geralmente servidas frias, como minialcachofras ao vinagrete ou à milanesa. Depois, opções de pratos quentes, incluindo pastéis e risotos, ingredientes de uma expedição pantagruélica.

O festival, no entanto, é democrático. Existem barracas de comidas rápidas, de degustação de vinho, pisa da uva, show de dança italiana, entre outras atrações. Mas, para mim, a coroa fica mesmo é com a "Cinara". Isso porque o nome científico da alcachofra é Cynara cardunculus.

Informe-se sobre o evento

Publicidade
Publicidade