Publicitários ironizam hábitos e manias do paulistano com frases

Ficar mais tempo na fila do que na atração e falta de pontualidade são alguns dos hábitos em São Paulo ironizados no projeto na web Sinta-se Paulistano. O jeito de falar, as gírias, o sotaque, as manias de quem mora na capital são abordados no "manual bem-humorado" para qualquer um que quiser aprender a ser paulistano.

A ideia surgiu em 2013 em conversas dos amigos publicitários Flavio Pucci, 32, —paranaense— e Dalton Campos, 32 —mineiro—, mas só em agosto de 2014 ganhou forma e passou a contar com uma página no Facebook. "São frases do comportamento dos paulistanos, que criamos dando risada e continuamos dando risada disso tudo", diz Flavio Pucci.

Pucci, que mora em São Paulo há quase oito anos, conta com a ajuda da mulher e jornalista, Carla Said, 31, e do amigo publicitário Paulo Leme, 36, para tocar o projeto, que deve ser expandido. "Já pensamos em camisetas e outros produtos, como capa de celular, em um site", revela.

Natural de Foz do Iguaçu, o jovem conta que sempre dizia que nunca moraria em São Paulo. Fez faculdade de publicidade em Piracicaba, no interior do Estado, e se mudou para a capital paulista para fazer um curso de especialização em criação. "A cidade é muito grande. Sou de cidade pequena, fiquei assustado com tudo aqui", justifica.

Já morou na Bela Vista, Vila Leopoldina, Vila Mariana e, hoje, vive na região da Consolação e trabalha em Pinheiros..

Mais ambientado com a metrópole, ainda se lembra da primeira vez caminhando pela avenida Paulista. "Parecia um idiota olhando os prédios. Ainda tenho um pouco disso", conta o publicitário, que já foi apelidado até de caipira e assume o carinho por São Paulo.

Sua rotina, obviamente, contam com programas tipicamente paulistanos. "Gosto de correr no Minhocão aos fins de semana, tomar um chope pela avenida Paulista e andar de skate no parque Ibirapuera ou no Villa-Lobos."

Publicidade
Publicidade