50 toneladas de restos de tecido viram decoração de Natal no Bom Retiro

O Bom Retiro ganhará um presente de Natal feito com seu próprio lixo. A praça Coronel Fernando Prestes, em frente à biblioteca do Arquivo Histórico de SP, já está pronta para as festas, com uma decoração toda feita com restos do bairro têxtil.

"É o bairro que produz e comercializa grande parte dos tecidos da cidade. E há desperdício: são quase 50 toneladas de restos de tecido indo para o lixo toda semana", diz a estilista e apresentadora de TV Chiara Gadaleta, 42, que concebeu a decoração ecológica.

Chiara realiza no bairro fabril um evento de moda sustentável, BR.Ecoera, cuja quinta edição termina no sábado (6).

"Fiquei quase morando no Bom Retiro no último mês, visitando lugares e conseguindo doações." Decidiu que os retalhos poderiam virar faixas e fuxicos, uma boa alternativa à decoração tradicional de Natal, com veludo molhado.

"Fiz isso com ajuda de costureiras para mostrar que coisas bonitas podem sair do reaproveitamento. Precisamos quebrar o estigma de que moda ecológica é feia ou é bilionária. Não é nem uma nem outra", diz Gadaleta, que foi modelo antes de "ver que o mundo da moda não me representava completamente" e passar a investir na sustentabilidade.

Dois anos atrás, ela fechou sua marca, a Tarântula, por conta de excesso de sucesso. "Meus acessórios passaram a vender mais e a produção que eu tinha aqui, com costureiras e artesãs, não dava mais conta. Vieram me propor que eu terceirizasse a produção para a Índia, onde seria muito mais barato fazer. Mas não sabemos como são as situações trabalhista e ecológica lá. Preferi fechar."

EXÉRCITO DA MODA

Também será lançada no evento a grife do Exército da Salvação, ONG britânica que angaria roupas usadas e as revende.
"Convidei alguns estilistas para dar um novo ar a essas peças. Montar combinações interessantes, que fizessem o produto usado ficar tão desejável quanto o novo. Afinal, é o desejo que move a moda", diz Gadaleta.

Um dos seus colaboradores na empreitada é Dudu Bertholini, estilista que desfila com a grife Neon na São Paulo Fashion Week, e foi seu assistente no começo da carreira. "A gente não trabalhava juntos há anos. Foi um ótimo jeito de renovar uma relação antiga, com roupas antigas", diz ela.

A decoração de Natal deve ficar até o fim do ano no Bom Retiro.

Publicidade
Publicidade