Faixa de ônibus da Paulista passa a cruzar a rua da Consolação

Para priorizar a circulação dos ônibus em São Paulo, foi aberto o cruzamento da avenida Paulista com a rua da Consolação, no sentido Paraíso/Consolação. Ou seja, ao invés de descer a rua Bela Cintra, os coletivos passam direto e, assim, podem acessar a avenida Angélica ou até mesmo a Dr. Arnaldo sem ter de fazer o retorno.

A linha 805L-10 (Aclimação/Terminal Princesa Isabel), por exemplo, que antes passava pelas ruas Bela Cintra, Matias Aires e Maceió até chegar à avenida Angélica, agora vai direto. Assim como essa linha, outras 12 fazem o mesmo itinerário e cortam o bairro de Higienópolis. Ao todo, são transportados 123 mil passageiros em média por dia útil na região.

Com a mudança, o trecho final da avenida Angélica, entre a Paulista e a rua Maceió, também passará a ter um grande movimento de ônibus.

Os 200 metros de faixa exclusiva à direita foram iniciativas da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da SPTrans (São Paulo Transportes) e funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h.

Segundo a CET, a medida visa "reduzir o tempo de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público".

Com esse 200 metros de faixa de ônibus, a cidade alcança 458,7 km de faixas exclusivas para ônibus. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus à esquerda é uma infração grave, com perda de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69.

Publicidade
Publicidade