Vila Madalena ganha abaixo-assinado contra possíveis ciclovias

O possível surgimento de ciclovias em ruas da Vila Madalena, bairro boêmio da zona oeste paulistana, preocupa uma parcela dos moradores e comerciantes. Neste mês, passou a circular na região uma abaixo-assinado contra a instalação dos espaços. Até a última quinta (19), houve cerca de 300 adesões.

Segundo o documento, as ruas Wisard e Madalena são estreitas, de mão-dupla e com aclives e declives. Além disso, as ciclovias poderiam prejudicar a entrega de mercadorias e a chegada de clientes de bares e restaurantes.

Elvis Pereira/Folhapress
Abaixo-assinado contra instalação de ciclovias na Vila Madalena reúne cerca de 300 assinaturas
Abaixo-assinado contra instalação de ciclovias na Vila Madalena reúne cerca de 300 assinaturas

"Não vou ter onde parar o meu carro", queixa-se Jorge Luiz dos Santos Xavier, 28, garçom de uma hamburgueria na rua Wisard. "A rua é muito estreita, vai atrapalhar o movimento do restaurante", reclama o também garçom Joel Teixeira, 35. Ambos dizem ter assinado o documento.

Uma das três listas do abaixo-assinado fica no Pira Grill. Pedro Geraldo Costa Júnior, 58, dono do restaurante, diz ter descoberto os planos da prefeitura recentemente ao ter o pedido para a instalação de um "parklet" em frente ao estabelecimento negado. "Essas ruas são muito íngremes, é muito difícil pedalar nelas."

"A gente é favor das ciclovias, mas tem de conversar", afirma Cassio Calazans, presidente da Savima (Sociedade Amigos de Vila Madalena). De acordo com ele, deveriam ser criados bolsões de estacionamento próximos ao bairro, uma vez que a criação de ciclovias elimina vagas nas ruas. "Não adianta sair pintando a rua."

OUTRO LADO

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a futura ciclovia da Vila Madalena está em fase de estudos e que a inauguração de cada trecho será "definida e anunciada e oportunamente". Segundo a companhia, "todos os setores envolvidos ou interessados tiveram, e têm, espaço para debater, propor e melhorar o trabalho que vem sendo feito".

Publicidade
Publicidade