Feira no MIS reúne selos fonográficos, bate-papo, show e venda de produtos

Existem cada vez mais selos fonográficos na cena indie nacional e artistas independentes que passam a lançar seus trabalhos com pequenas gravadoras. A avaliação, feita por conta própria, já que não há um órgão que dê conta dessa contabilidade, é de Fernando Dotta, 28, um dos sócios da Balaclava Records, que encabeça a organização da primeira Sacola Alternativa, feira de selos musicais, no dia 28 de fevereiro, no MIS.

Na opinião de Dotta, os artistas têm deixado de ser totalmente independentes e se aproximado de selos para "pertencer a um grupo que converse entre si, que tenham uma ambição parecida", explica.

Divulgação
Banda Séculos Apaixonados
Banda carioca Séculos Apaixonados, que fará o show de encerramento da feira no auditório do MIS

Para expor um resumo do que está acontecendo e mostrar o que é mais bacana e viável de fazer nessa porção do mercado da música hoje, Dotta e seu sócio, Rafael Farrah, convidaram representantes da "classe" do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de São Paulo (que predomina) para mostrarem seus lançamentos (inclusive em fitas k7, o novo vinil). Até a conclusão desta edição, a feira reunia 18 selos e produtores independentes. São exemplos: Risco, 40% Foda/Maneiríssimo e Submarine. O Laboratório Fantasma, do rapper Emicida, foi sondado, mas declinou.

Há ainda três mesas de debate sobre temas como a distribuição de música online e a volta de mídias físicas, como as já citadas fitas k7; exibição de um documentário; venda de produtos; e exposição de cartazes e ilustrações de artistas relacionados à música, como Renan Benvenuti.

Todas as atrações, que estarão distribuídas entre o pátio do museu, o Auditório e o LAB MIS, são gratuitas, com exceção do show de encerramento às 20h da banda carioca Séculos Apaixonados, que custará R$ 10.

"O mercado muda constantemente. Será uma troca de figurinhas bem interessante. A edição será enxuta para vermos como funciona. Mas a gente espera conseguir aumentar a programação, oferecer mais shows, ter um palco externo, uma banda de cada selo. Estamos fazendo na raça, sem patrocínio. Mas acho que as coisas têm seu tempo", diz Dotta.

MESAS DE BATE-PAPO
Duração de cada mesa: entre 1h e 1h30
Local: Auditório MIS
Mediação: Marcelo Costa, editor do Scream & Yell

12h30 às 13h30 - A história dos selos e seus modelos de negócio
Palestrantes: Fernando Dotta e Rafael Farah (Balaclava Records), Lê Almeida (Transfusão Noise Records), Gui Jesus Toledo (RISCO) e Fred Finelli (Submarine Records & Norópolis)

15h30 às 16h30 - O fortalecimento do streaming e venda digital X o retorno às mídias físicas
Palestrantes: Márcio Cruz (ONErpm), Henrique Faleite (Deezer Brasil), Marcio Custodio (Locomotiva Discos), Arthur Joly (Vinyl Lab)

18h30 às 19h30 - Indie Brasil: de onde viemos, para onde vamos
Palestrantes: Alexandre Matias (Trabalho Sujo), Thiago Ney (IG), Dago Donato (Neu Club), Mancha Leonel (Casa do Mancha), Diogo Valentino (Supercordas) e Tim Bernardes (O Terno)

ARTISTAS EXPOSITORES
Dani Hasse
Muto
Bárbara Scarambone
Guto Nunes
Renan Benvenuti
Marcelo Ramalho

OS 18 SELOS PARTICIPANTES
180 Selo Fonográfico (Passo Fundo, RS)
40% Foda/Maneiríssimo (Rio de Janeiro, RJ)
Balaclava Records (São Paulo, SP)
Brasilis Grooves (São Paulo, SP)
Brava (São Paulo, SP)
Dissenso Records (São Paulo, SP)
Goma Gringa Discos (São Paulo, SP)
Hearts Bleed Blue (São Paulo, SP)
Highlight Sounds (São Paulo, SP)
Honey Bomb Records (Caxias do Sul, RS)
Läjä Records (Vitória, Espírito Santo)
Midsummer Madness (Rio de Janeiro, RJ)
Outprint (São Paulo, SP)
Risco (São Paulo, SP)
Submarine Records & Norópolis (Belo Horizonte, MG)
Transfusão Noise Records (Vila dos Teles, Rio de Janeiro)
Uivo Records (São Paulo, SP)
Vinyl-Lab (São Paulo, SP)

MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 2117-4777. Sáb. (28): a partir das 12h. Grátis (exceto show da banda Séculos Apaixonados, que custará R$ 10)

Publicidade
Publicidade