Artista faz intervenção no asfalto contra corte de árvores no centro de SP

O corte de oito árvores na última semana no centro de São Paulo tem mobilizado um grupo de empresários e artistas que trabalham no entorno do local.

As espécies estavam plantadas na praça dos Correios, no Anhangabaú, e foram cortadas na semana passada. De 12 exemplares, restaram apenas quatro.

A praça, que é também um terminal de ônibus, deve passar por uma reforma para a expansão do corredor de ônibus Inajar de Souza.

Na madrugada desta segunda-feira (2), a artista Regina Silveira pintou uma espécie de estacionamento fantasma no local.

Segundo Baixo Ribeiro, que tem um escritório em frente à praça e participou da ação, o objetivo é chamar a atenção para a legislação. "Ela que permite que se corte exemplares adultos e saudáveis e que se plante mudas em outros lugares da cidade, como compensação", diz. "É uma lei caduca que precisa ser urgentemente mudada."

Ele e um grupo de artistas estiveram na prefeitura para tentar ver o projeto e reclamaram do corte sem aviso prévio. "Não voltamos muito animados."

Em tinta branca, figuras de barcos, carros, foguetes e insetos parecem estar estacionados no asfalto.

Segundo a SPObras, responsável pela reestruturação, outra mudança será a demolição e readequação das antigas e altas plataformas de ônibus, construídas na década de 1990 para serem usadas por ônibus que àquela época não possuíam ainda mecanismos e medidas para dar acessibilidade às pessoas com necessidades especiais.

Em nota, a empresa diz que o projeto do corredor Inajar de Souza passou por revisão para que houvesse o mínimo possível de árvores suprimidas.

"A SPObras conta com um departamento específico para cuidar do licenciamento ambiental de seus projetos. O estudo ambiental para este corredor levou sete meses para ser concluído, e todo o processo foi acompanhado por engenheiros ambientais", afirma o texto.

Publicidade
Publicidade