Folha Mulher

O que as mulheres paulistanas querem no dia delas

No Dia Internacional da Mulher, a sãopaulo questionou paulistanas de diferentes áreas e idades para saber o que o "sexo frágil" deseja nos tempos modernos. Confira abaixo a opinião delas.

"As mulheres querem o reconhecimento e o valor profissional que os homens possuem. Antes, elas queriam só amor. Hoje, buscam igualdade salarial e mesmas oportunidades. A procura pelo amor continua, mas não é o essencial. Tem mulher que nem pensa mais em filho. As mulheres buscam o amor, mas querem outras coisas além de amar e ter alguém legal ao lado"
Natállia Rodrigues, 33, atriz

"Queremos qualidade de vida com bolsa Chanel, sapato Louboutin, voo em primeira classe e hospedagem no hotel Ritz, de Paris [risos]. Claro que também queremos um homem lindo e experiente ao nosso lado. Simples assim!
Cris Dios, 41, dona do SPA de cabelos Laces and Hair

"A mulher já conquistou muita coisa. Agora, precisa administrar o que adquiriu nos últimos anos. Hoje, você disputa vaga de trabalho com homem e não precisa provar que é melhor porque é mulher. Nesse processo de luta por igualdade, a mulher se perdeu um pouco e ficou até masculinizada. A mulher ainda não sabe, mas ela quer reconquistar a feminilidade. As mulheres precisam ser mais afetuosas, mais carinhosas e mais doces no trato. Mulher não é homem"
Ana Lúcia Zambon, 40, empresária

"Eu quero poder e salários iguais, além de respeito. Ninguém mais aguenta homem machista, e gostaria que as mulheres respeitassem umas às outras também"
Sheila Spago, 33, designer de interface

"Creio que mães de crianças pequenas, como eu, que tenho uma filha de um ano e meio e outra de 15 dias, desejam um país melhor para os filhos. Queremos políticos que amem nosso país. Vejo muitos pais criando os filhos para morarem fora do Brasil. Não quero isso para minha família. Nós, mães, queremos ter força para trabalhar e perseverar para construir um país próspero!"
Patricia Cardim, 32, diretora-geral da Faculdade Belas Artes

"Conseguir tempo para ser mãe, esposa, profissional e estudante neste tempo louco. Queria que os homens tivessem que provar a competência deles do mesmo jeito que isso é cobrado das mulheres. Não queria que fosse mais fácil para a gente, mas que fosse tão difícil pra eles quanto é para nós"
Gabriela de Jesus Silva, 29, funcionária pública

"Queria uma máquina que fizesse luzes no cabelo, que rejuvenescesse, que deixasse o corpo malhado e a pele linda. Aí, teríamos mais tempo para fazer tudo O que precisamos: cuidar da casa, ser profissional, lutar por direitos iguais e ser mãe"
Ticiane Pinheiro, 38, apresentadora

"As mulheres querem paz, porque trazem paz. Querem amor, porque amam. Querem saúde, porque precisam cuidar de muita gente. Querem respeito, porque passam por muitas situações complexas. Querem carinho, porque vivem de abraçar e escutar quem precisa de ajuda. Querem sempre ajudar porque isso é atávico: sempre cuidar e zelar. Querem ter filhos e viver com eles e para eles. Querem trabalhar e serem tratadas com dignidade. Querem sorrir e dar risada, a vida já traz muitas lágrimas. Querem ser magras e comer! Querem colo e dar colo. Querem chorar e serem consoladas. Querem ter alguém para dividir tudo, o bom, o ruim e o mais ou menos. Querem ser compreendidas mesmo sem falar, porque compreendem em silêncio. Querem tirar a dor da alma das pessoas que sofrem"
Cris Lotaif, 52, diretora da Dior

"Respeito e a segurança de andar livres e sozinhas de dia, à noite, de saia, shorts, calça, no metrô lotado, no busão, voltando do trabalho ou da balada, sem sentir medo, sem ninguém mexer, sem assédio, sem um babaca tentar encoxar, sem ser perseguidas"
Jana Rosa, 29, escritora

"No fundo, buscamos nos libertar das cobranças de sermos perfeitas como mães e profissionais. Queremos aproveitar a vida sem questionamentos e culpas"
Fernanda Marques, 49, arquiteta

"Elas querem o casamento perfeito e serem realizadas plenamente na carreira. Isso não orna. Fui noiva três vezes e não me casei porque homens desejam mulheres dependentes. elas não querem perder os benefícios oferecidos pelo mundo machista, mas não aceitam um homem machista. Abraçar dois mundos opostos é inviável"
Cau Saad, 35, personal trainer

"Além de ser reconhecida profissionalmente, toda mulher quer ser mimada, precisa de paparicos. Isso faz parte de nossa essência. Quem não ama ser surpreendida no meio do dia com flores ou com uma ligação dizendo que somos especiais?"
Adriana Vilarinho, 46, dermatologista de famosos

"Passamos tanto tempo dando satisfação sobre nossas escolhas que às vezes nem aproveitamos tanto esse poder de optar. Mesmo tendo uma vida independente, uma mulher feliz com suas opções sempre tem que explicar isso em algum momento. Se pudermos ficar em paz com nossas pequenas e grandes escolhas, sem julgamentos, sem intromissões e sem tanta gente palpitanto —inclusive outras mulheres—, ficaremos mais seguras e tranquilas"
Adriana Cardillo, 39, maquiadora

"Eu acho que as mulheres querem amor. Não só amor de homem. Amor de todos os lados, de todas as formas. Quando estou com muitas mulheres, sinto que elas precisam de amor entre elas. É coisa de mulher para mulher. As mulheres buscam um pouco de atenção, consideração e carinho. A maioria dos problemas femininos se resolve com uma dose de amor"
Julia Petit, 42, empresária digital

"Uma das coisas que quero muito e me deixa muito triste em não ter é não ser julgada. Acho que as mulheres têm o direito de viver a própria loucura, de fazer o que o instinto manda. Queremos um mundo menos careta, que respeite nossa liberdade de agir e não nos force a ser nada ou se comportar de maneiras pré-determinadas!"
Luiza Possi, 30, cantora

"Poderia falar que desejo a bunda da Sabrina Sato, a beleza da Grazi Mazzafera, o cabelo da Gisele, um romance de "50 Tons de Cinza", a família da Fernanda Lima e pegar o comendador todo final de noite. Mas será que a mulher de hoje em dia estaria plenamente satisfeita? Não! Que mulher que sabe o que realmente quer, e na primeira TPM muda tudo?Queremos que nossas mudanças de opinião sejam constantes. Queremos ser inúmeras mulheres em uma só"
Luciana Rady, 27, criadora dos perfis de humor no Instagram Acordei Mais Venenosa e Felix Amargo

"As mulheres querem ser valorizadas em todos os aspectos: como filha, mulher, mãe, profissional, irmã, amiga. Quando nos sentimos desvalorizadas é horrível. Isso abala nossa autoestima. É bom para natureza feminina ser elogiada. Não queremos uma placa para dizer quão especiais somos. Queremos ouvir um obrigado. Mulheres também querem a liberdade de escolher se o homem carrega a mala ou se ela quer trabalhar mais que o marido. Mulher quer liberdade para ser quem é e fazer o que se quer."
Mica Rocha, 29, apresentadora

"Tenho certeza que toda mulher gostaria de ser magra sem precisar ir à academia e sem fazer dieta. E também ter um cabelo maravilhoso sem precisar ficar horas no cabeleireiro. Também acho que nenhuma mulher gostaria de envelhecer. Fora a MarÍlia Gabriela, que me parece muito bem resolvida, não vejo nenhuma outra que aceite bem as rugas"
Pietra Bertolazzi, 28, DJ

"As mulheres querem encontrar o amor, seja nos braços de um companheiro ou de uma companheira. Não dá para ser totalmente realizada sem amar. O feminismo fez com que muitas mulheres se esquecessem disso, mas acho que elas já estão sentido falta. É bom ser amado e as mulheres buscam amor sempre!"
Gaby Amarantos, 36, cantora

"Tudo! sucesso e reconhecimento profissional, amor, uma família linda, um corpo perfeito, cabelo incrível e estar sempre maravilhosa e bela. Queremos muitas coisas para nós, mas não somos egoístas. Desejamos viver em equilíbrio com o planeta e de forma sustentável com a natureza. E também queremos que todos nós possamos usufruir do amor, de forma abundante e geral"
Talytha Pugliesi, 33, modelo

"A luta das mulheres é por direitos iguais dentro e fora de casa. Falamos muito de questões trabalhistas, mas a vida doméstica ainda não é igualitária. Não adianta ganhar tanto quanto o marido e ter que ouvi-lo reclamar que o papel higiênico acabou ou que a luz do corredor pifou. Os homens precisam saber que cuidar da casa também é responsabilidade deles. Se temos 100% de igualdade no ambiente profissional devemos ter 100% de igualdade da porta de casa para dentro"
Roberta Whatley, 28, sócia da Agência Fizz

"As mulheres da minha idade querem ter saúde para ver os netos crescerem e serem companheira deles. Queremos ser avós modernas que acompanham os netos nos esportes e nas aventuras. Queremos ser cool! E, claro, queremos a pele perfeita"
Tereza Cury, 57, dona do salão Square Hair and Care

Publicidade
Publicidade