Museum Week terá Casa das Rosas e Museu da Língua Portuguesa

Mais de 1.400 museus do mundo todo vão participar da segunda edição do Museum Week, iniciativa que convida instituições culturais e museus a fazerem postagens temáticas no Twitter. O evento está marcado para acontecer de segunda (23) a sábado (29) e vai usar a hashtag #MuseumWeek.

Durante a semana, os participantes vão tuitar sobre temas determinados, como arquitetura, bastidores e até mesmo os selfies —nos museus em que as fotos são permitidas.

Juca Varella/Folhapress
Casa das Rosas, na Avenida Paulista
Casa das Rosas, na Avenida Paulista

Na quarta (25), por exemplo, é o dia para contar a história do edifício, dos jardins e do bairro onde o museu está instalado. No fim de semana, a organização pretende reunir o público que visita cada museu.

Em São Paulo, participam, entre outros, a Casa das Rosas, Museu Afro Brasil, Museu da Imagem e do Som, Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa.

Ao todo, vão participar museus de 50 países e mais de 670 cidades. Da França, por exemplo, participam os museus D'Orsay, do Louvre, l'Orangerie e outros; dos EUA, estão a National Gallery of Art, o Museu da História Natural e o MoMA de São Francisco. Há ainda museus do Japão, Reino Unido, Canadá, da Venezuela, Arábia Saudita, Suécia, Argentina.

Lalo de Almeida/Folhapress
Entrada principal do Museu da Língua Portuguesa instalado no prédio da Estação da Luz, em São Paulo, (SP)
Entrada principal do Museu da Língua Portuguesa instalado no prédio da Estação da Luz, em São Paulo

A primeira edição, realizada no ano passado, movimentou 630 museus europeus. O objetivo do evento, segundo a organização, é "unir um público ainda mais amplo, de uma forma divertida e participativa".

Na ocasião do lançamento, a Ministra da Cultura e da Comunicação da França, Fleur Pellerin, disse que "a #MuseumWeek é uma grande oportunidade para atrair um público mais amplo". Já Dick Costolo, CEO do Twitter, afirmou que, "com o Twitter, a arte pode se espalhar como nunca antes. Nosso objetivo é remover as barreiras".

Segundo Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, "a proposta é divulgar informações curiosas, de bastidores, e que são pouco conhecidas do público".

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