Exposição reúne fotos de museus da imigração de SP e de Nova York

Com abertura marcada para esta sexta (27), a exposição "Retratos Imigrantes" terá 50 imagens, escolhidas no acervo do Museu do Imigrante, sediado na Mooca, em São Paulo, e do museu de Imigração de Ellis Island, de Nova York.

A inauguração da mostra será às 19h e terá apresentação do grupo de choro da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo). Os ingressos custam R$ 6.

As imagens expostas retratam pessoas que desembarcaram nos dois países nas duas primeiras décadas do século 20, de várias nacionalidades, como italianos, gregos, holandeses e ucranianos. As fotos foram feitas logo após o desembarque, para fins de registro.

"Há muita semelhança entre as imagens. É difícil perceber quais foram feitas no Brasil e quais nos Estados Unidos", avalia Marilia Bonas, diretora do Museu da Imigração de São Paulo.

A partir de 2/5, o museu americano exibirá uma versão da mostra, com 35 imagens de imigrantes que desembarcaram no Brasil. A expectativa é que 250 mil pessoas visitem a exposição nos Estados Unidos.

A parceria com a instituição americana surgiu após um encontro entre as diretoras dos dois museus em um evento no Rio de Janeiro em 2013.

"As duas entidades têm história similar: eram hospedarias que recebiam os imigrantes e depois se tornaram museus. Ambas têm a missão de discutir a imigração no mundo contemporâneo", analisa Bonas.

Informe-se sobre o evento

Publicidade
Publicidade