'Sou contra food parks como o meu' diz criador do Panela de Rua

Os food trucks começam a deixar os espaços fechados para ocupar mais as ruas. A distribuição deles pelas vias foi definida pela prefeitura com a ajuda de Caio de Sá, criador do Panela na Rua, um dos primeiros espaços que reúnem veículos que servem pratos diferentes a preços em conta.

No entanto, ele ressalta que parte dos food trucks não poderá ir para as ruas, que o modelo de food parks pode dar prejuízo e aponta os destinos dos caminhões de comida, que já somam mais de cem na capital: os eventos.

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sãopaulo - Como funciona a consultoria para a prefeitura?
Caio de Sá - Demos orientações de cardápios e modelos para definir a distribuição dos TPUs [Termos de Permissão de Uso, que liberam a venda nas ruas]. Em outubro, fizemos um evento com todos os formatos de comida de rua para eles entenderem como funciona. Antes, colocavam o food truck na mesma categoria que o cara que vende café no ponto de ônibus de manhã. Essa consultoria é informal. Não tenho um cargo ou remuneração, e nem quero.

Como está a liberação dos TPUs?
Até agora, apenas as subprefeituras de Pinheiros e Santana distribuíram. Eles funcionam como um ponto de táxi: o truck pode parar sempre naquele lugar. Se o espaço comportar três ou quatro, há uma rotatividade: cada dia da semana um caminhão para lá.

Todos irão para as ruas?
São poucos os que são autossuficientes, que não precisam de uma tomada e uma torneira e conseguem trabalhar na rua. Muitos vão depender de food parks para sempre.

Seria melhor ter mais food parks?
Eu sou contra food parks como o meu. Parei uma das operações porque a conta não fechava. Colocava dez trucks, pagando R$ 400 por dia. Só de gerador pagava R$ 1.500. E tinha ambulância, alvará e funcionários. A conta chegava em R$ 5.300 por dia. O aluguel de um espaço no parque pode sair mais caro do que de um restaurante.

Qual a saída então?
Eventos em que os trucks sejam convidados, e não que tenham que pagar para participar. Casos em que o organizador do evento paga por gerador, mesas e toda a infraestrutura necessária.

Algum modelo de truck deu mais certo?
Os mais legais têm um produto fantástico, um conceito claro e não seguem a moda. Não vendem hambúrguer num dia e salada no outro. Onde eles param, os seguidores vão atrás do produto. Se eu soubesse criar algo assim, abriria um também.

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