Gaste menos água e energia com novas torneiras, chuveiros e descargas

Em tempos de crise hídrica e de aumento na conta de energia, trocar chuveiros, torneiras, descargas e lâmpadas pode trazer economia significativa e minimizar problemas com o racionamento de água.

A maior parte das mudanças pode ser feita no banheiro. Novos modelos de duchas prometem fornecer um banho confortável mesmo com baixa pressão nos canos. Se a pessoa perder a noção do tempo, um alarme avisa quando o banho atinge cinco minutos e, no sexto minuto, desliga o chuveiro automaticamente.

Nas descargas, a troca de uma caixa antiga, de 18 litros, pelas atuais, que liberam até seis litros, garante economia de 66% no consumo. Como o tanque ficou menor, agora pode ser embutido na parede, para liberar espaço em banheiros pequenos.

Entre as lâmpadas, os modelos de LED, agora com preço a partir de R$ 29, duram mais e consomem menos energia que as fluorescentes, atuais líderes de mercado. Vendidas em formatos e tamanhos diversos, podem ser incluídas em abajures, luminárias e lustres com facilidade.

Do lado de fora da casa, cisternas com aparência de vaso e um robô-mergulhador são opções para economizar água.

Publicidade
Publicidade