Atração do Balaclava Fest, The Soundscapes fala de amor e 'zenitude'

Em seu novo trabalho, o EP "A Lifetime a Minute", a banda The Soundscapes ("paisagens sonoras", em tradução livre), que toca no Centro Cultural São Paulo neste domingo (26), cria cenas como um piquenique com pé na grama ("Shooting Stars") ou uma viagem de carro pelo deserto norte-americano ("Shine on Us").

Atração do Balaclava Fest, que também recebe The Shivas na mesma data, o grupo nasceu em Nova York e apresenta suas canções em inglês.

"Fazer música em inglês é uma opção estética. Afinal, a voz soa como um outro instrumento quando o ouvinte nativo não entende a letra", diz o guitarrista Guilherme Braga. "É a maneira que as pessoas se acostumaram ouvir músicas de fora também", completa.

Divulgação
The Soundscapes, atração do Balaclava Fest
The Soundscapes, atração do Balaclava Fest, que termina neste domingo (26), no CCSP

O cinema experimental da ucraniana Maya Deren e bandas como The Clash e Fugazi são inspirações para o grupo formado ainda por Marco Vianna (baixo) e pelos irmãos Rodrigo (guitarra e voz) e Raphael Carvalho (bateria) —que fundaram o The Soundscapes em Maringá.

As letras, que focam o amor e um encontro com si mesmo, não trazem experiências dos integrantes. "As músicas não têm uma história em si. Falam de uma esperança juvenil, da sociedade em que a gente vive hoje, de uma zenitude. E falam basicamente do amor", diz o músico. Alguém estava apaixonado? "Sim, todos. Pela vida e por todos", brinca.

Com efeitos e muitos canais de guitarra, o EP soa mais trabalhado que o disco de estreia, "Freestyle Family", que foi gravado "basicamente ao vivo". Lançado pela Balaclava Records, que criou o Balaclava Fest para comemorar seus três anos de existência, o trabalho é a base da apresentação.

O quarteto está animado com o convite para tocar no festival do selo Balaclava Records, que tem Mac McCaughan, do Superchunk, como convidado. "Mac exerceu um papel muito grande sobre nós, que vivemos os anos 1990 de maneira muito intensa", conta.

Centro Cultural São Paulo - sala Adoniran Barbosa. R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, tel. 3397-4002. 622 lugares. The Sivas e The Soundscapes, dom. (26): 18h. 90 min. Livre. Ingr.: R$ 20 (meia: R$ 10). Ingr. p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br.

Publicidade
Publicidade