Mães, Bebês e Crianças

Como decorar o quarto do bebê que vai chegar

Uma das principais exigências na hora de montar o quarto do bebê que está chegando é a praticidade.

Embora o conforto seja necessário, já que é lá que o bebê vai passar boa parte do tempo dormindo, mamando e sendo trocado, a mãe precisa de que tudo esteja facilmente à mão e ainda tenha espaço para se movimentar, inclusive no escuro.

A tarefa não é fácil, principalmente em quartos pequenos —mas arquitetos ouvidos pela sãopaulo dão dicas sobre o que é essencial.

A arquiteta Débora Dalanezi diz que os móveis devem ser dispostos de maneira que fique fácil para a mãe transitar. Uma orientação é encostar a cômoda na parede e não na janela —de preferência do lado oposto— sempre que a planta do quarto permitir. "Não estou pensando na questão da segurança, mas na praticidade, pois é possível incluir na parede organizadores, deixando tudo à mão, usando prateleiras."

Karina Korn, também arquiteta, chama a atenção para evitar colocar o berço entre a janela e a porta, "porque tem corrente de vento".

Além do berço, os arquitetos incluem a poltrona de amamentação e a cômoda, que também vai servir de trocador, como itens essenciais. "Geralmente a poltrona tem a altura correta, e as gavetas são suficientes para as roupas do bebê", diz Débora.

Embora a poltrona seja bastante usada, Débora afirma que há mães que abrem mão de tê-la no quarto e preferem incluir no cômodo a cama da babá. A poltrona não precisa ser enorme. "Uma cadeira confortável já resolve", diz Karina. Assim, é possível usá-la depois e deixar o quarto com mais espaço para a criança brincar quando estiver maior.

No ambiente assinado pela arquiteta Raquel Kabbani, na Casa Cor do ano passado, ela usou um carrinho de bebidas com rodinhas. "Ele serve para incluir todos os acessórios do bebê, como mamadeiras, chupetas, lenços e fraldas, além de revistas para a mamãe."

Ela lembra também do uso da persiana ou da cortina, pois o espaço precisa passar tranquilidade, ser sereno, funcional e arejado.

Raquel também colocou lousas de vidro coloridas no quartinho. "Elas são usadas para deixar telefones, horários, anotações de consultas. Além disso, ainda servem como mural de recados das visitas."

REVESTIMENTOS

Os revestimentos são um bom complemento da decoração, e as arquitetas recomendam que ele seja lavável, como o vinílico. O de tecido deve ser evitado. "Pode ser papel de parede ou adesivo", indica Débora.

Vivian Blankfeld, sócia da loja Primeiro Quarto, explica que os adesivos são fáceis de instalar. Feitos de material vinílico, podem ser limpos com um pano úmido. Segundo ela, o tema que tem feito sucesso é o mapa-múndi, que pode ser personalizado.

Para Raquel Kabbani, ainda há opções de MDF revestidos, tinta acrílica e papel de parede lavável.

Para o piso, a fibra sintética é mais indicada que o algodão. "A manutenção é mais fácil, enquanto a fibra natural pode embolorar", diz Débora.

Segundo a arquiteta, "o carpete deve ser a última opção, pois, pensando em limpeza, o piso frio é mais fácil".

Uma dica de todas as profissionais para a iluminação é incluir o dimmer e, como diz Raquel, "tirar proveito da tecnologia LED".

O dimmer aumenta ou diminui a intensidade da luz, de modo a não acendê-la de forma incômoda nem para o bebê nem para a mãe, quando ela levanta de madrugada para dar de mamar. Outra dica é ter uma luminária auxiliar, preferencialmente perto da poltrona de amamentação.

Publicidade
Publicidade