Mostra em São Paulo discute o uso da bicicleta em Amsterdã

Não é à toa que muitos paulistanos, quando veem as novas ciclovias espalhadas pela cidade, comparam São Paulo com Amsterdã, na Holanda. É que no país europeu as bicicletas realmente são levadas a sério.

Para mostrar como funciona a bicicleta lá, o Museu da Casa Brasileira está com uma exposição aqui. "Pedalá e Cá" tem o intuito de discutir a mobilidade urbana com o uso de textos e imagens, feitos em parceria com os designers gráficos Karen Barahona e Tys van Santen, que mostram a tradição, além de um modelo de bicicleta criado pelo descolado estúdio Van Moof Design.

Benelux Press/Divulgação
Rainha da Holanda, Juliana van Oranje-Nassau, em sua bicicleta (1967)
Rainha da Holanda, Juliana van Oranje-Nassau, em sua bicicleta (1967)

Há também vídeo sobre o uso cotidiano deste transporte naquele país.

"Na Holanda, as bicicletas estão em todos os lugares. As bicicletas são uma parte essencial da identidade nacional. Pedalar sua bike todo dia significa que você é 100% holandês", afirma o curador Jorn Konijn.

"Esta mini-exposição mostra exatamente isto. Por que não deixar seu carro em casa e pedalar para o trabalho? É saudável, econômico e muitas vezes mais rápido!", completa.

A exposição segue até domingo (10). E dá pra ir pedalando: há 40 vagas para estacionar a bike.

Museu da Casa Brasileira. Av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, região oeste, tel. 3032-3727. Ter. a dom.: 10h às 18h (qua., quinzenalmente, até as 22h). Até 10/5. Ing.: R$ 6. Grátis sábado e domingo.

Publicidade
Publicidade