Exposição 'Casa Brasileira' traça panorama sobre a habitação no país

Arquitetura é mais do que fachada: é detalhe. E é nas minúcias que o visitante deve prestar atenção na mostra "Casa Brasileira", sugere Carlos Eduardo França de Oliveira, curador da exposição ao lado de Bruno Silveira Carvalho. "Deve-se ver os elementos e o valor de uma janela, de um vidro, de uma coluna."

Os cerca de 60 trabalhos exibidos, como croquis, plantas, fotografias e ilustrações, retratam parte da trajetória e desenvolvimento das habitações brasileiras do período colonial até o fim do século 20.

Casarões rurais e sobrados urbanos, entre outros modelos, exibem as origens de muitas influências. Das habitações indígenas, por exemplo, vieram inspirações para soluções de entradas de luz e circulação de ar.

A exposição foca construções do século passado, quando a arquitetura nacional começou a despontar. "Antigamente, os mestres de obra se restringiam a copiar as referências europeias e não se preocupavam em colocar um acento nacional. A partir do movimento moderno, principalmente nos anos 1930 e 40, forjou-se um estilo brasileiro próprio", afirma Oliveira.

Na mostra, há projetos de profissionais como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Vilanova Artigas.

Caixa Cultural São Paulo. Pça. da Sé, 111, térreo, Sé, região central, tel. 3321-4400. Ter. a dom.: 9h às 19h. Até 19/7. Livre. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade