Na Vila Mariana, plantação abriga mais de mil pés de café

Neste domingo (24) celebra-se o Dia Nacional do Café —pouco mais de um mês depois da data internacional, em 14/4. A dupla comemoração no país justifica-se pelo alto consumo do grão torrado e moído. Segundo dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), cada brasileiro ingeriu cerca de 4,89 kg de café em 2014. Para festejar, que tal conhecer a planta?

Na Vila Mariana, o cafezal do Instituto Biológico abriga cerca de 1.600 pés cafeeiros, das variedades Mundo Novo e Catuaí.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Próximo à avenida Paulista, plantação abriga mais de mil pés de café
Próximo à avenida Paulista, plantação abriga mais de mil pés de café

Sua criação remonta à primeira metade do século 20. Quando, no início da década de 1920, uma praga assolou as plantações do Estado, foi criada uma comissão para solucionar o problema. A partir do sucesso do grupo surgiu o instituto e, posteriormente, o cafezal, nos anos 1950.

Quem quiser estender o passeio pode aproveitar e visitar o museu da instituição, que mantém a exposição "Planeta Inseto". Nela o público pode aprender, com abelhas e bichos-da-seda, como os insetos convivem entre si e a importância deles para os humanos.

Cafezal do Instituto Biológico. Av. Cons. Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana, região sul, tel. 5087-1704. 30 pessoas. Seg. a sex.: 9h às 13h e 14h às 16h. Sáb. e dom.: 10h às 12h. 60 min. Livre. Estac. grátis. Visita monitorada p/ hojo@biologico.sp.gov.br. GRÁTIS

Museu do Instituto Biológico. Av. Dr. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana, região sul, tel. 2613-9500. 40 pessoas. Ter. a dom.: 9h às 16h (c/ permanência até as 17h). Livre. Retirar ingr. uma semana antes. Estac. grátis. Visita monitorada p/ planetainseto@biologico.sp.gov.br. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade