O Melhor de sãopaulo - Serviços

Smart Fit é a academia mais citada entre paulistanos

Empresário que bolou a rede Smart Fit, eleita melhor academia de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha, Edgard Corona, 58, chegou ao mundo do fitness por acidente.

Ele comandava, no interior paulista, uma usina de açúcar e álcool da família. Estressado, tirou férias e foi esquiar em Vermont (EUA). Num movimento radical, acabou acidentando-se num salto. Durante seis meses de sessões de fisioterapia para recuperar a perna direita, a cabeça não pensava em outra coisa: criar uma academia. Em maio de 1996, nascia a Bio Ritmo, no bairro de Santo Amaro.

Doze anos depois, o cenário norte-americano voltou a delinear outra guinada em sua carreira. Dessa vez, o engenheiro químico formado pela Faap seguiu para Cincinnati (Ohio), onde fez parte de uma mesa-redonda com outros 12 empresários.

O brasileiro, segundo ele próprio, "não era tão bom para falar, enquanto os gringos não ficam um minuto sequer calados", cruzaria a América atrás de um modelo de baixo custo que pudesse ser replicado por aqui. Regressaria a São Paulo com um projeto em mente que logo se viabilizaria: a rede Smart Fit, eleita a melhor academia da cidade pelos paulistanos das classes A e B.

Infográfico/Arte Folha

Ao contrário das unidades da Bio Ritmo, que cobram mensalidades mais caras, a partir de R$ 200/mês, as da Smart Fit começam com parcelas a partir de R$ 49,90. Nesse caso, elas centralizam o treino com equipamento para musculação e exercícios aeróbicos (esteiras e bikes).

Da Vila Carrão aos Jardins, a rede possui hoje 41 academias na capital e outras 142 espalhadas por todo o país, além de 40 no México, quatro no Chile e uma na República Dominicana.

O projeto de Corona também incorporava conceitos de arquitetura e decoração, com iluminação especial e cenográfica para, lembra ele, tirar "a cara de padaria da academia".

Outro dado da pesquisa: os maiores percentuais de lembrança aferidos pelo Datafolha encontram-se entre moradores da zona sul paulistana (14%). É justamente naquela região que a rede mantém mais unidades em operação hoje: 18.

Para José Maurício Conrado Moreira, 40, coordenador do curso de publicidade e propaganda do Mackenzie, a rede dinamizou sua imagem ao aliar o preço baixo à localização. "O sucesso da Smart Fit se deve a essa estratégia", diz. "Assim, eles criaram a massificação do usuário, com academias grandes e muita gente matriculada, mas não deixaram o visual de lado. As unidades são bonitas."

Serviço: Área para musculação e outra com esteiras e bikes; divisão visa facilitar treino
O que oferece: A partir de R$ 49,90; plano avançado dá acesso a unidades no Brasil, no México, no Chile ou na República Dominicana
Criação: 2009 foi quando o grupo Bio Ritmo criou o modelo Smart Fit; a primeira unidade foi aberta no Morumbi
Contato: br.smartfit.com.br

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade