O Melhor de sãopaulo - Serviços

99Taxis é mais citado pelos mais ricos, e Easy Taxi conquista o centro de SP

O motorista Edmauro Pantarotto, 40, começou a trabalhar com os aplicativos de táxi em janeiro de 2013. "Estava zerado e colegas me sugeriram." Até aquele momento, o número de motoristas que já tinham aderido ao sistema não passava de cem.

Pantarotto viu o movimento crescer 20% desde então. O aumento ajuda a explicar por que 90% dos 35 mil taxistas de São Paulo usam tanto o aplicativo 99Taxis quanto o Easy Taxi. Já a facilidade para conseguir um táxi está entre as razões pelas quais 99Taxis e Easy Taxi têm 13% e 12%, respectivamente, da preferência dos paulistanos, segundo o Datafolha.

Entre os moradores da zona oeste, o índice de preferência do 99Taxis chega a 17%. Já o Easy Taxi é o preferido dos paulistanos na região central da capital paulista (21%).

Infográfico/Arte Folha

Em comum, os criadores de ambos relatam uma peregrinação inicial para convencer os profissionais a usarem os aplicativos.

De ponto em ponto, Paulo Veras, Renato Freitas e Ariel Lambrecht, fundadores do 99Taxis, mobilizaram cem taxistas em dez meses. Tecnologia e desconfiança eram os percalços, segundo Veras: "Eles nem sequer tinham um smartphone".

"Antes do primeiro investimento, eram cerca dez corridas por dia", diz Dennis Wang, co-CEO da Easy Taxi.

A cobertura em São Paulo é ampla e soma cinco minutos, em média, a espera por um carro nos apps. A cidade responde por 30% das corridas via 99Taxis, cujo total de passageiros cadastrados soma 3,5 milhões.

Os jovens foram os primeiros a aderir, segundo as empresas. Isso se reflete em índices maiores de escolha do 99Taxis (17%) e do Easy Taxi (16%) na faixa entre 26 e 40 anos. Embora a clientela madura tenda a se tornar adepta quando incentivada por familiares, conquistá-la ainda é um desafio.

Outro obstáculo é popularizar o serviço -o índice de entrevistados que não citaram um aplicativo foi de 65%. A estratégia mais comum a ambas as marcas é fechar parcerias com empresas para descontos.

A difusão passa também por melhorias de sistemas e requer quantias vultosas: a 99Taxis investirá R$ 130 milhões em 2015 e a Easy Taxi gastou mais de R$ 230 milhões desde 2012.

Para os taxistas, os benefícios são "não correr atrás de passageiro", diz Pantarotto, e a segurança -os apps antecipam nome, foto e, se o usuário permitir, o telefone. E os malefícios? Só um: "Não aguento mais o gritinho: 'Táxi! Táxi! Táxi!!".

Serviço: Aplicativos usados para chamar táxi por meio do celular
O que oferece: Descontos em parcerias com empresas
Criação: Agosto de 2012 (99Taxis) e Abril de 2011 (Easy Taxi)
Contato: 0300-3131739 (99Taxis) e 4007-1963 (Easy Taxi)

Publicidade
Publicidade